Prefeito, vice-prefeito e vereadores são diplomados em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeito, vice-prefeito e vereadores são diplomados em Aracaju
João Alves foi ovacionado por multidão cantando “O Negão voltou”
Política 17/12/2012 20h54 |


Por Sílvio Oliveira

A juíza da 2ª Zona Eleitoral, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, diplomou como prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM), e como vice-prefeito, José Carlos Machado (PSDB), além de 24 vereadores e mais 22 suplentes. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE).

Durante o pronunciamento de abertura, a juíza Ana Bernadete Leite pediu licença ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos, para dizer que o último pleito eleitoral foi a solidez da maturidade da democracia através do sistema eletrônico de voto e do povo aracajuano, que evidenciou o interesse na condução do próprio futuro, por ser a primeira vez que a população aracajuana comparece as urnas num percentual acima de 90%.

Ela classificou os diplomados como servidores incansáveis na luta pela justiça social e disse que o diploma é um alerta de compromisso e responsabilidade com a coisa pública. “É chegada a hora de sonhar com um mundo melhor, com um país melhor, uma cidade melhor, com um cidadão melhor e uma democracia sábia e digna”, declarou.

Vereadores diplomados

A solenidade continuou com a diplomação dos 47 vereadores. Os primeiros vereadores chamados foram os cinco da coligação “Aracaju Seguindo em Frente”. São eles Iran Barbosa (PT), Robson Viana (PMDB), Dr. Gonzaga (PMDB), Dr. Emerson (PT) e Emmanuel Nascimento (PT).  Logo em seguida foram diplomados os vereadores José Américo, Hildebrando Pinheiro e Otávio Domingos Sales, respectivamente, 1º, 2º e 3º suplentes.

A coligação “A força do Voto” diplomou Josenito Vitale Jesus (DEM), Manoel Marcos dos Santos (DEM), Renilson Cruz Silva Félix (DEM), Vinícius Porto Menezes (DEM). Receberam o diploma como suplentes Emília Correia Santos, José Evandro Franca e Juvêncio José Passos Oliveira.

Também foram diplomados pela coligação “Aracaju mais Feliz” Agnaldo Celestino Feitosa Filho (PR), Tijoi Barreto Evangelista, conhecido como Adelson Filho (PSL), Daniela dos Santos Fortes (PR), além de Roberto Morais Oliveira Filho, o Pastor Roberto (PR). Como 1º, 2º e 3º suplentes, ficaram Jorge Vieira da Cruz, Pedro Nunes Barreto e Anderson Fabiano da Cruz Góis.

O vereador Valdir dos Santos (PT do B) veio em seguida, ficando como suplentes o ex-vereador Moritos Matos e Valfran Ribeiro.

A coligação “Aracaju vai seguir em Frente” diplomou Pastor Jonnhy Marcos Araújo (PRB), Lucas Aribé (PSB), Carlos Max Prejuízo (PSB) e José Ivaldo Vasconcelos de Andrade, o jornalista Ivaldo José (PSD). Ficaram na suplência, não conseguindo a reeleição, os vereadores Fábio Mitidieri, Bertulino Menezes e Mirian Ribeiro.

O PC do B diplomou Lucimara Dantas Passos, ficando na suplência Antônio Carlos Samarone e Antônio Bittencourt Júnior. O PRTB fez José Augusto da Silva vereador, diplomado além de Anderson Santos da Silva. Na suplência, Flávia de Oliveira Bernandes Brasileiro e José Andrade Júnior.

A coligação "Juntos para Cuidar de Aracaju" fez vereador Jailton Santana (PSC) e Adriano Oliveira Ferreira (PSDB). José Acácio e César Costa Azevedo Dias ficaram como suplentes.

Por último, a coligação "Mobiliza Aracaju" diplomou Agmenon Sobral Freire e suplentes Alexsandro da Conceição e Cristiano Santos.

Prefeito e vice-prefeito diplomados

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, chegou ao teatro Tobias Barreto acompanhado do senador Eduardo Amorim (PSC).

João Alves foi logo cercado pela imprensa e falou sobre o entusiasmo de ser diplomado no cargo que o levou à política há 37 anos. “É um dia emocionante. Trago uma mensagem de otimismo e força para o querido povo de Aracaju. 37 anos depois voltando a exercer o cargo onde comecei a exercer minha vida publica. Não há cargo mais importante”, afirmou João Alves.

No momento de receber o diploma, o ex-governador  foi ovacionado por uma multidão gritando  “O Negão voltou”.

O vice-prefeito, José Carlos Machado, também foi bastante aplaudido pelos eleitores que participaram da solenidade.

João Alves Filho é casado com a senadora Maria do Carmo Alves e assumiu o comando da capital em 1975, como prefeito biônico por indicação do então governador José Rollemberg Leite. Depois disso, foi governador do Estado por três mandatos e ministro do Interior, na presidência de José Sarney.

O empresário José Carlos Machado foi vice-governador em uma das gestões do próprio João Alves, além de ter sido deputado estadual e deputado federal.

Fotos: Aline Aragão e Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Política
Agência Sergipe
08/08/2025  17h23 Lula pede a senadores que não assinem pedido de impeachment de Moraes
Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado