Prefeitura de Aracaju pagará o piso nacional do magistério
Sindicato não comparece ao anúncio, mas fala e negociação Política 01/04/2013 09h57 |Por Elisângela Valença
A manhã de hoje foi marcada por uma série de anúncios para os professores da rede municipal de ensino. A Educação de Aracaju, agora, terá metas a cumprir e os professores participarão de programas de qualificação, receberão 14º salário e passarão a contar com o piso nacional do magistério.
Estes anúncios foram feitos numa entrevista coletiva com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e a secretária Municipal de Educação, Márcia Valéria Lira Santana. A coletiva contou com a presença de vereadores, outros secretários municipais e alguns professores da rede, mas a direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) não apareceu, nem mandou representação.
A partir de agora, os professores do município recebem de acordo com o piso e o reajuste nacional. Para 2013, o reajuste do piso nacional ficou em 7,97% e um professor em início de carreira, de nível médio e com carga horária de 40 horas tem um salário inicial de R$ 1.567. São estes os valores da rede municipal de ensino.
“Estamos cumprindo integralmente a Lei 11.738, que determina o piso nacional dos professores. Estamos pagando o piso e os percentuais de reajuste para todos os níveis de carreira”, disse a secretária de Educação, Márcia Valéria. “E este reajuste será retroativo a janeiro de 2013 e também valerá para os inativos”, acrescentou o prefeito João Alves.
Segundo o prefeito, esta é uma forma de valorizar os professores. “O professor faz parte de uma categoria muito importante, pois é o professor que gera as transformações na sociedade”, disse. “Quando há empenho, apoio e valorização do professor, os resultados são os melhores”, acrescentou.
O prefeito disse que uma das metas para a Educação é mudar a colocação de Aracaju entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Aracaju é, hoje, o pior IDEB entre as capitais brasileiras. Ao final destes quatro anos de mandato, Aracaju será a primeira colocada entre as capitais”, prometeu o João Alves.
O prefeito João Alves disse que buscou a inspiração para a valorização dos professores numa viagem que fez ao sudeste asiático, há cerca de trinta anos atrás. “Visitei Hong Kong, Taiwan, Singapura e a Coreia e vi o investimento que faziam na Educação. Eles sabiam que este seria o elemento transformador da sociedade e hoje temos a prova disso pela realidade deles”, disse.
Apesar deste reajustes, os professores continuam com defasagem salarial. Esta é a informação da presidente do Sindipema, a professora Maria Magna Araújo Santos. Segundo ela, a perda salarial é de 15,09%, referente a 2011 e 2012. “Nós ainda estamos em negociação. Sentamos no último dia 25 com a prefeitura e apresentamos nossas reivindicações. Uma já foi atendida, mas ainda existem outras”, explicou a presidente.
Ela informou que solicitou uma tabela da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) com a distribuição dos reajustes. “Vamos estudar os valores, analisar e avaliar com toda a categoria e só então nos pronunciar”, disse professora Maria Magna, acrescentando que, ainda esta semana, acontece uma assembleia geral dos professores municipais.


Conflito ocorreu durante votação para escolha da nova direção do partido

PED que escolheu as lideranças municipais e estaduais aconteceu neste domingo (6)

Bloco quer governança global da tecnologia liderada pela ONU

Presidente da Câmara declarou que narrativa de que Congresso protege ricos em detrimento dos pobres é falsa

O projeto prevê acordo individual escrito entre o empregador e o empregado, respeitada a legislação municipal