Reajuste dos professores de Aracaju é aprovado na Câmara de Vereadores | F5 News - Sergipe Atualizado

Reajuste dos professores de Aracaju é aprovado na Câmara de Vereadores
Categoria se diz satisfeita com o percentual concedido
Política 24/04/2014 13h13 |


Por Will Rodrigues

Representantes do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) ocuparam a galeria da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) para acompanhar a votação do Projeto de Lei 59/2014, de autoria do poder executivo municipal, que concede reajuste de 8,32% aos profissionais do magistério, percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC) e aprovado por unanimidade durante a sessão desta quinta-feira (24). O projeto tramitava em regime de urgência, chegou ao legislativo na última terça-feira(22) e hoje mesmo foi aprovado nas comissões de Justiça e Redação, Educação, e Finanças, tendo parecer favorável de todos os relatores.

O líder da oposição, vereador Iran Barbosa (PT), que havia cobrado celeridade na tramitação da matéria, comemorou a aprovação, mas também voltou a cobrar que os próximos reajustes ocorram na data-base da categoria. “Esse é um projeto que contempla o que a lei federal estabelece e que corrige um equívoco do ano passado, quando ele veio sem as respectivas tabelas salariais, o que não ocorreu esse ano. Além disso a retroatividade está assegurada, contudo é preciso garantir que a correção do piso seja feita sempre no mês de janeiro para que não fique um lapso temporal tão longo como nos dois últimos anos”, disse.

Já o vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR), líder do governo na casa, parabenizou a administração municipal pela atitude de valorização da categoria. O coro foi endossado pelo seu companheiro de liderança, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), e até pelo vereador petista Emanuel Nascimento. “O reajuste reflete o compromisso da administração com a valorização dos nossos professores, principalmente porque em todo tempo buscou-se ouvir o Sindipema”, pontuou o vice-líder.

Com a aprovação, os professores da rede municipal de ensino passarão a receber o piso nacional do magistério, fixado este ano em R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas semanais. A presidente do Sindipema, Maria Magna Araújo, falou da satisfação da categoria. “Os professores da ativa e os aposentados estão satisfeitos porque esse projeto contempla o percentual do nível nacional e com a aprovação o pagamento poderá ser feito a partir do mês de abril”, declarou.

Mais Notícias de Política
Marcelle Cristinne/TCE
27/08/2025  22h20 TCE discute compatibilização de obras de drenagem com esgotamento em Aracaju
Consenso busca soluções para preservar o rio Vaza Barris
 Hugo Barreto/Metrópoles
27/08/2025  16h23 Plano de Moraes é mandar Bolsonaro cumprir pena na Papuda
Ministro pretende ordenar que Bolsonaro cumpra pena em cela especial em Brasília
Ascom
25/08/2025  15h14 Senador Laércio Oliveira destina R$ 11 milhões para ações de combate à fome
Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis
Reprodução/Instagram
22/08/2025  17h24 Malafaia pede a Moraes devolução do passaporte: “Não sou fujão”. Vídeo
Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado