Rizicultores solicitam apoio do governo para manutenção da produção
Política 06/06/2017 20h18 |O governador Jackson Barreto recebeu nesta terça-feira (06), representantes dos produtores de arroz do povoado Betume, em Ilha das Flores, que foram solicitar o apoio do governo para manutenção da produção local. Acompanhados pelo deputado estadual Jeferson Andrade e pelo ex-prefeito do município do Baixo São Francisco, Ronaldo Calixto, os agricultores também discutiram os projetos do Dom Távora na região.
“Pedimos para o governador nos ajudar com relação aos projetos que temos no Betume. Graças a Deus, o governo do Estado doa as sementes para a gente há sete anos. No governo de Jackson já é o quarto ano. A gente precisa do apoio do governo. Ele nos atendeu e saímos muito satisfeitos, porque ele disse que vai tomar as providências para que o projeto não se acabe, já que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está cortando recursos. Ele vai lutar para que a gente possa trabalhar”, disse o produtor rural e secretário do Perímetro Irrigado do Projeto Betume, Carlos Alberto de Freitas, conhecido como Gararu.
Segundo o produtor, no ano passado, foram produzidas cerca de 20 mil toneladas de arroz na região. A meta para este ano é superar esse número. “Acreditamos que, com ajuda que recebemos do governo iremos aumentar a produção neste ano”.
Os representantes do Betume aproveitaram a ocasião para solicitar ao governador duas novas rodovias no município, a primeira ligando a sede de Ilha das Flores ao povoado Serrão e a segunda ligando a sede municipal ao povoado Aroeira na Rodovia Dom José de Crasto. “O governador vai avaliar o pedido para fazer o projeto”, afirmou Carlos Alberto.
Dom Távora e produção de Arroz
Em dezembro do ano passado, o governador Jackson Barreto assinou planos de investimento do Programa Dom Távora que beneficiaram duas associações de produtores da agricultura familiar no município: a Associação dos Pescadores de Ilha das Flores e a Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe. O investimento total foi de R$ 668.226,83, beneficiando 49 famílias em Ilha das Flores.
O município também recebe incentivos do governo do Estado para a rizicultura, uma das principais atividades da região. No Baixo São Francisco, em 2016, por meio do Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas foram investidos R$ 1.349.000,00 na aquisição de 400 toneladas de sementes de arroz e de 200 toneladas de sementes de milho. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e beneficiam mil produtores de arroz e 20 mil produtores de milho. Somente o perímetro Irrigado do Betume, que abrange Ilha das Flores, recebeu 227 toneladas de sementes arroz que foram destinadas a 695 famílias.
Fonte: Agência Sergipe


Consenso busca soluções para preservar o rio Vaza Barris

Ministro pretende ordenar que Bolsonaro cumpra pena em cela especial em Brasília

Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei