Rogério Carvalho chega atrasado e oposição aprova “mini-CPI” dos Correios | F5 News - Sergipe Atualizado

Senado Federal
Rogério Carvalho chega atrasado e oposição aprova “mini-CPI” dos Correios
Comissão do Senado autorizou investigação sobre a estatal, relatada por Flávio Bolsonaro e proposta por Damares Alves, após prejuízo bilionário dos Correios
Política | Por Metrópoles 03/09/2025 14h17 - Atualizado em 03/09/2025 15h08 |


Aproveitando um atraso do senador Rogério Carvalho (PT-SE), a oposição no Senado conseguiu aprovar um requerimento para instalar uma espécie de “mini-CPI” dos Correios.

A investigação foi aprovada na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado. O requerimento é da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e o relator foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Os Correios enfrentam uma grave crise financeira nos últimos anos. Na semana passada, a estatal divulgou um prejuízo de RF$ 4,3 bilhões no primeiro trimestre de 2025. É mais de três vezes o prejuízo do primeiro trimestre do ano passado (R$ 1,35 bilhão).

Ao chegar à comissão, Rogério Carvalho estava arfando, sem fôlego. “Eu tinha uma questão de ordem sobre essa questão. Já votou?”, perguntou ele ao senador Dr. Hiran (PP-RR), que comandava os trabalhos.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Rogério Carvalho contestou a forma como a votação foi conduzida. O senador afirmou que houve uma manobra para impedir o debate e classificou a aprovação da proposta como uma afronta ao Parlamento.

“Eu vim correndo porque tinha uma questão de ordem para apresentar e, quando cheguei, já tinham colocado em votação sem permitir que a gente se manifestasse. Isso é uma manobra clara de atropelar o processo para não ter debate. O Senado não pode agir dessa forma. Ontem e hoje estamos acompanhando o julgamento de uma tentativa de golpe no nosso país, e aqui querem repetir o método de passar por cima do diálogo”, disse o líder do governo.

Carvalho ainda anunciou que vai recorrer à Mesa Diretora do Senado para questionar o processo de aprovação. Segundo ele, a proposta extrapola a competência da comissão e tem “inconsistências graves” que precisam ser revistas.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do F5 News.

Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
03/09/2025  14h04 Defesa diz que ex-ministro atuou para demover Bolsonaro de golpe
 Igor Graccho
03/09/2025  11h19 TCE/SE abre consulta pública para definir Plano Anual de Auditoria 2026
Jefferson Rudy/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
03/09/2025  10h40 Senado aprova regras mais rígidas para devedor contumaz
Reprodução redes sociais/ @juliosaocristovao
03/09/2025  10h35 Prefeito de São Cristóvão contesta Emília em disputa por Zona de Expansão
Sedurbi
03/09/2025  06h00 Conheça os detalhes da nova ponte Aracaju-Barra

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado