Saúde, transporte público e troca de farpas marcam debate entre candidatos de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde, transporte público e troca de farpas marcam debate entre candidatos de Aracaju
Política 30/09/2016 00h49 - Atualizado em 30/09/2016 07h12 |


Por Will Rodriguez

Os candidatos a prefeito de Aracaju que lideram as pesquisas de intenção de voto, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), participaram do último debate antes do primeiro turno das eleições, realizado pela TV Sergipe, na noite desta quinta-feira (29). Os dois candidatos, que já estiveram no mesmo bloco político há quatro anos, optaram pela troca de farpas, estratégia que se justifica pelo crescimento da probabilidade de segundo turno apontado nas últimas pesquisas.

No primeiro bloco, os prefeituráveis fizeram perguntas com temas pré-definidos. Valadares começou perguntando qual a proposta de Edvaldo para educação. O comunista relembrou que durante sua gestão construiu quatro escolas, reformou 25 e distribuiu 10 mil tablets. Ele afirmou que, se eleito, vai combater a violência nas unidades de ensino com a guarda municipal, implantar escolas em tempo integral e colocar rede wifi em todas as unidades. Na réplica, Valadares afirmou que sua meta é atingir a média 5,5 no Ideb e construir 10 creches em parceria com ONGs e Igrejas.

O segundo tema debatido foi saúde. Ao ser indagado sobre quais propostas tem para a área, o candidato socialista afirmou que a crise na saúde se estende há dez anos e prometeu “melhorar a marcação de consultas, despolitizar a gestão e fiscalizar o atendimento nas 43 unidades básicas”. Já Edvaldo replicou lembrando que implantou as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na zona Sul e zona Norte e disse que vai trabalhar para que a população “não demore para marcar exames complementares”.

O segundo bloco do debate foi marcado por perguntas de tema livre. Indagado sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Valares respondeu que iria fortalecer e profissionalizar o SUS (Sistema Único de Saúde). O equívoco foi atacado por Edvaldo. “O senhor foi treinado para campanha, mas não tem preparo para assumir a prefeitura de Aracaju”, rechaçou. “Vamos debater propostas, ele quis fazer pegadinha”, rebateu Valadares.

Já sobre a relação de sua eventual gestão com o governo federal, Edvaldo disse que não terá problema porque tem o apoio do PMDB local, encabeçado pelo governador Jackson Barreto. Valadares discordou sugerindo que o candidato do PCdoB teria dificuldades de acesso à Brasília por conta do apoio do PT.

No terceiro bloco, os candidatos voltaram às perguntas de temas específicos. Transporte Público e Saneamento Básico foram sorteados. Edvaldo lembrou obras de sua gestão e Valadares replicou afirmando que iria colocar em votação o Plano de Saneamento, que não foi elaborado na gestão de seu adversário. Na tréplica, Edvaldo voltou a criticar o oponente. “Parece que o senhor não conhece a cidade, só se preocupa em voltar em época de campanha porque não conhece as obras que fizemos no Santa Maria, Coroa do Meio, Coqueiral”, contestou.

Valadares prometeu fazer a licitação do sistema de transporte público na Grande Aracaju para, dentre outras coisas, revisar a frota e controlar os reajustes no preço da tarifa. Edvaldo alegou que não fez a licitação porque a Justiça parou o processo, mas renovou a frota com 344 ônibus, reformou terminais e deixou o plano de mobilidade pronto. Chamou atenção o nervosismo do candidato do PCdoB que não conseguiu concluir a réplica. Em nota, a assessoria de Edvaldo esclareceu que ele teve um mal estar, foi atendido pelos médicos da emissora e passa bem. "O candidato compareceu ao debate, contrariando ordens médicas e a opinião de assessores, mas ele entendeu que tinha que cumprir o compromisso firmado com os aracajuanos. Edvaldo se desculpa pelo ocorrido e informa que seguirá firme com o projeto de reconstrução da cidade". Na tréplica, o socialista rechaçou. “Não fez (a licitação) porque não teve coragem”.

O quarto bloco foi marcado por mais uma rodada de perguntas com temas livres e alfinetadas. Edvaldo escolheu segurança pública e ouviu Valadares responder que pretende fazer uma parceria da Guarda Municipal com as policiais Militar e Civil e vai criar um núcleo especializado da GMA para atuar nas escolas, terminais de ônibus e postos de saúde. Edvaldo replicou com propostas semelhantes e lembrando que investiu R$ 3 milhões para equipar a corporação e realizou o concurso para GM.

Valadares partiu para o ataque e afirmou que os programas eleitorais de seu adversário apresentaram dados que não são reais. “Como os 100 km de ciclovias que você afirma ter construído, sendo que Aracaju só tem 67 km e as mais de seis mil casas, que você somou com as que foram construídas por outras gestões. Não acha que Aracaju merecia mais sinceridade?”, provocou.

“Fizemos o maior programa habitacional da história da Prefeitura com mais de seis mil casas, a minha maior alegria é fazer a entrega de uma casa para que essas famílias tivessem direito ao lar, por isso queremos continuar na PMA”, respondeu Edvaldo.

Valadares insistiu na questão das ciclovias afirmando que “programa de maquiagem não reflete a vida das pessoas” e recebeu de Edvaldo o contra-argumento de que ele estaria “cada vez mais desesperado... é deputado federal há 12 anos e nunca fez projetos relevantes para Aracaju e nem para Sergipe”.

O quinto bloco foi dedicado às considerações finais e os candidatos aproveitaram para reforçar o pedido de voto. O candidato João Alves Filho (DEM) optou por não participar do debate, apesar de ter direito, conforme previsão da Lei Eleitoral. 

Foto: reprodução TV Sergipe

Mais Notícias de Política
Reprodução/Instagram
22/08/2025  17h24 Malafaia pede a Moraes devolução do passaporte: “Não sou fujão”. Vídeo
Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - Fonte: Agência Câmara de Notícias
21/08/2025  13h30 Saiba mais sobre o projeto de combate à exploração de crianças em redes sociais
Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Agência Brasil
21/08/2025  09h32 Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais
Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet
reprodução/redes sociais
20/08/2025  22h30 “Eu sou um líder religioso, não sou bandido”, diz Malafaia
Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado