Secretários da Saúde e da Infraestrutura de Aracaju entregam os cargos
Política 02/03/2016 11h27 |Por Fernanda Araujo
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), está sendo obrigado a começar a ‘dança das cadeiras’ no seu primeiro escalão. O secretário de infraestrutura, Luiz Durval, deixou o cargo esta semana, segundo ele, por questões de saúde, mas nos bastidores o motivo seria por “chateações”. Segundo a assessoria de comunicação da PMA, ainda não há um nome indicado para substituir Durval na pasta.
Em entrevista à Ilha FM, Luiz Durval ressaltou que se reuniu com o prefeito no último domingo quando explanou sobre alguns problemas de saúde que tem enfrentado. Recentemente, Durval foi submetido a uma cirurgia, mas segundo ele, o pós-operatório não foi como esperado.
“Isso não é desconhecido da população. Eu tenho sido submetido a um estresse muito grande por conta de toda essa problemática. Não é simples gerir uma pasta como a minha aqui na prefeitura, isso estava desgastando demais a minha saúde. O prefeito aceitou e continuamos a amizade que já dura 40 anos e espero que seja preservada por mais outros 40, se Deus assim desejar”, diz.
No entanto, nos bastidores alguns teriam ventilado de que havia certo atrito entre o secretário e Socorro Cacho, presidente da Emurb. Luiz Durval afirma que a ‘fofoca’ é uma mentira e quem a plantou não tem fundamento. “Socorro é uma colega minha, engenheira, trabalhamos juntos por muito tempo. É uma colega por quem tenho maior apreço, é uma coisa absolutamente sem sentido. Qualquer pessoa poderá dar esse testemunho, não tenho menor receio com relação a isso”, pontua, sem tecer comentários sobre possível surgimento de cobranças à sua pasta em reunião fechada com secretários. “Eu não vou comentar uma reunião de secretariado, quem o fez, fez de forma leviana, irresponsável, não vou fazer esse jogo”.
Sobre as obras não concluídas e algumas ainda não iniciadas, Durval lembra que a avenida Euclides Figueiredo está sendo realizada; sobre a avenida Juscelino Kubistchek (antiga perimetral Oeste), que possui financiamentos do Ministério das Cidades e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ele estima que o financiamento do BID seja concluído até o mês de abril. “Esse como todo organismo internacional é extremamente complexo o financiamento, é uma luta, às vezes leva uma gestão inteira para resolver isso. Já na Treze de Julho vai ser concluída, o prefeito já elegeu como prioridade, será integralizada esse ano com certeza”, assegura.
Mais saídas
O secretário da Saúde, Luciano Paz, também pediu para sair da pasta e rumores indicam que ele quer ser candidato nas próximas eleições. Em agosto de 2014, Paz passou a cuidar da Saúde de Aracaju, além da Finanças da capital onde já era secretário, após pedido de afastamento de Alvimar Rodrigues. No ano passado Luciano Paz deixou a Finanças nas mãos do economista Jair Araújo passando a cuidar apenas da Saúde. Nessa dança das cadeiras, essa será a quinta mudança na Secretaria de Saúde do município, na gestão de João Alves.F5 News questionou a assessoria da Prefeitura se poderá haver outras mudanças no secretariado da Gestão Municipal, mas a posição do prefeito ainda não foi anunciada.
Matérias relacionadas
Em menos de dois anos, Aracaju terá quarto secretário de saúde
Luciano Paz diz que gerir duas secretarias estava ficando insustentável
Foto: Fernanda Araujo/arquivo F5 News
Foto 2: André Moreira/ arquivo F5 News


Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor

Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF

Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico

Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

Presidente da Câmara diz que interesses pessoais não podem prevalecer