TCE: seis municípios alcançam nota máxima em transparência
Política 08/12/2017 15h44 |Por F5 News
Apenas seis das 75 prefeituras sergipanas e uma Câmara de Vereadores obtiveram nota máxima na avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) em relação à transparência. O resultado da auditoria foi apresentado pela Corte nesta semana, em que se celebra o Dia Internacional contra a Corrupção.
Os dados disponibilizados retratam a avaliação feita pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), entre os dias 01/10 e 28/11, junto aos portais das Prefeituras e Câmaras. Segundo o levantamento, que segue a diretriz da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), obtiveram a nota máxima (10) apenas as prefeituras de Frei Paulo, Rosário do Catete, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande e Simão Dias, além da Câmara Municipal de Pinhão.
Os números apontam uma média geral de 8,8 na transparência das prefeituras sergipanas. Ao todo, 53 alcançaram o nível excelente de transparência, enquanto 21 prefeituras estão no nível satisfatório e apenas uma prefeitura não atende o mínimo de 50% dos itens da métrica Enccla.
Entre as Câmaras, a média geral de transparência foi de 6,91, com 33 delas alcançando o nível de excelência, 38 o nível satisfatório, três no insatisfatório e apenas uma manteve o nível de transparência inexistente.
Como forma de reconhecimento, o presidente do Tribunal, conselheiro Clóvis Barbosa, entregou aos gestores uma placa em alusão ao feito. "Após iniciarmos esse trabalho verificamos um aumento significativo na média geral de transparência dos municípios, o que demonstra claramente o sucesso das ações desenvolvidas pelo TCE para melhoria do nível de transparência na administração pública", comentou Clóvis Barbosa.
*Com informações do TCE-SE


Proposta pelo Senado, PEC facilita quitação de dívidas por estados e municípios e ajuda governo federal na meta fiscal

Grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela PGR

Nova legislação garante mínimo de 5% das oportunidades em concursos e 10% em contratos terceirizados, ampliando inclusão e igualdade de chances

Prescrição é de realização de procedimento na pele

No Mosqueiro, vereador defendeu a permanência dos bairros como parte de Aracaju e pediu plebiscito para ouvir a população