TCE/SE aponta irregularidades na utilização de recursos do Funprev | F5 News - Sergipe Atualizado

TCE/SE aponta irregularidades na utilização de recursos do Funprev
Corte de Contas pode determinar suspensão da utilização dos recursos previdenciários
Política 13/10/2016 14h36 - Atualizado em 13/10/2016 14h43 |


O Governo de Sergipe descumpriu procedimentos exigidos pelo Ministério da Previdência Social ao encaminhar projeto de lei ao Legislativo que permitiu a utilização de recursos do Funprev/SE pelo Sergipeprevidência.

Essa foi a conclusão da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (DCEOS) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao elaborar estudo sobre a Lei Estadual nº. 271/2016. O resultado foi apresentado ao colegiado no Pleno desta quinta-feira (13) pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

Segundo ele, para chegar a esse resultado, foram analisados não apenas o novo texto legal, mas também parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e nota técnica emitida pelo Ministério da Previdência Social, segundo a qual "qualquer alteração do regime previdenciário deve ser precedida por um estudo técnico atuarial que demonstra a viabilidade em curto, médio e longo prazo, nos termos da Constituição Federal".

Conforme diz o estudo, "a segregação da massa, ou a sua modificação, deve ser objeto de avaliação mais acurada e detalhada acerca da real situação financeira e atuarial do RPPS [Regime Próprio de Previdência], merecendo maior estudo e cuidado por parte do ente federativo que os propõe".

Também segundo a DCEOS, o Ministério a Previdência Social reconhece a hipótese de negar a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) exigido nos casos previstos no artigo 4º da Portaria MPS º 204/2008 se não regularizada a situação no prazo de 45 dias.

A Nota Técnica do Ministério da Previdência assevera que "nos termos em que foi aprovada, a norma complementar apresenta forte potencial para promover o desequilíbrio financeiro e atuarial do plano previdenciário, hoje perfeitamente sustentável, de acordo com informação constante do Demonstrativo do Resultado de Avaliação Atuarial de 2016, fato que poderá comprometer a higidez do sistema, minando sua capacidade de honrar com os compromissos atuais e as obrigações previdenciárias futuras previstas em seu plano de benefícios".

Ao apresentar o estudo da DCEOS ao colegiado, o conselheiro-presidente o encaminhou à conselheira Susana Azevedo, que é a responsável pelas contas do Sergipeprevidência, para que avalie se serie o caso de expedir medida cautelar no sentido de determinar ao órgão que se abstenha de utilizar a autorização dada pela Lei Complementar nº 217/2016, até que seja certificada a preservação do equilíbrio atuarial.

*Com TCE

Mais Notícias de Política
Reprodução/Instagram
22/08/2025  17h24 Malafaia pede a Moraes devolução do passaporte: “Não sou fujão”. Vídeo
Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - Fonte: Agência Câmara de Notícias
21/08/2025  13h30 Saiba mais sobre o projeto de combate à exploração de crianças em redes sociais
Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Agência Brasil
21/08/2025  09h32 Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais
Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet
reprodução/redes sociais
20/08/2025  22h30 “Eu sou um líder religioso, não sou bandido”, diz Malafaia
Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado