Temer: há "terrorismo inadequado" em relação a informações sobre Previdência | F5 News - Sergipe Atualizado

Temer: há "terrorismo inadequado" em relação a informações sobre Previdência
Política 05/12/2017 15h23 - Atualizado em 05/12/2017 15h51 |


Em discurso que antecedeu o almoço oferecido ao presidente da Bolívia, Evo Morales, que está em visita oficial ao Brasil, o presidente Michel Temer fez hoje (5) uma defesa da reforma da Previdência. Segundo Temer, há um “terrorismo inadequado” em relação às informações que circulam a respeito das regras propostas na reforma.

Temer disse a Morales que ele visita o Brasil em um momento de “profundas transformações”, quando se dialoga com o Congresso Nacional e com a sociedade a respeito da adequação das regras previdenciárias do país.

Segundo Temer, o ponto central da reforma da Previdência é estabelecer a idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, mas é preciso esclarecer que essa idade será cumprida somente daqui a 20 anos, garantindo um longo período de transição.

“Ou seja, começa hoje com 55 anos [para homens e 53 para mulheres] e a cada dois anos aumenta um ano, portanto, uma transição extremamente suave para não agredir eventuais desejos e direitos de brasileiros”, disse.

De acordo com o presidente, muitas vezes espalha-se um “terrorismo inadequado” a respeito das regras da reforma. E exemplificou dizendo que aqueles que já adquiriram o direito à aposentadoria não precisam apressar-se para requerê-la. “Eles já têm o direito assegurado. Digo isso porque de vez em quando espalham: 'vão tomar sua aposentadoria'. É um terrorismo inadequado”. Temer disse ainda que a essência da reforma é “combater privilégios”.

O governo federal começou a veicular propagandas sobre a reforma da Previdência que chegaram a ser suspensas pela Justiça. A Advocacia-Geral da União recorreu e conseguiu decisão favorável ao retorno da exibição das peças publicitárias.

O texto da reforma da Previdência enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados. O presidente Temer e ministros têm articulado com deputados da base a apoio do governo pela aprovação da reforma. No último domingo, Temer reuniu-se com aliados em almoço no Palácio da Alvorada e jantar na residência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Será necessário garantir 308 votos de parlamentares para aprovar a reforma da Previdência na Câmara.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Política
Pedro França/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
09/09/2025  12h29 Congresso promulga PEC dos Precatórios nesta terça-feira
Proposta pelo Senado, PEC facilita quitação de dívidas por estados e municípios e ajuda governo federal na meta fiscal
 Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
09/09/2025  09h45 Com voto de Moraes, STF retoma nesta terça julgamento de Bolsonaro
Grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela PGR
Jadilson Simões/Alese
08/09/2025  15h33 Sergipe aprova lei que reserva vagas no serviço público para pessoas com 40+
Nova legislação garante mínimo de 5% das oportunidades em concursos e 10% em contratos terceirizados, ampliando inclusão e igualdade de chances
Hugo Barreto/Metrópoles
08/09/2025  14h51 Bolsonaro pede autorização do STF para fazer procedimento médico
Prescrição é de realização de procedimento na pele
Assessoria de comunicação
08/09/2025  14h05 Levi Oliveira defende a permanência da Zona de Expansão em Aracaju
No Mosqueiro, vereador defendeu a permanência dos bairros como parte de Aracaju e pediu plebiscito para ouvir a população

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado