Trabalhadores têxteis reivindicam reabertura de Centro de Referência | F5 News - Sergipe Atualizado

Trabalhadores têxteis reivindicam reabertura de Centro de Referência
Política 28/04/2015 16h49 |


O dia 28 de abril é dedicado, mundialmente, à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Aracaju, por intermédio do vereador Iran Barbosa (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Sergipe – Sinditêxtil, Dílson Gama dos Santos (foto), tratou do tema em Tribuna Livre. Dirigentes do sindicato e trabalhadores têxteis, em sua maioria mulheres, acompanharam a sessão das galerias.

O presidente do Sinditêxtil destacou a realidade difícil enfrentada pelos trabalhadores têxteis sergipanos. O dirigente sindical também criticou o fechamento, por parte da Prefeitura de Aracaju, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, que funcionou de 2001 até a atual Administração Municipal assumir o governo e, em pouco tempo, fechar o Centro.

“Esse Centro foi uma conquista da luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais. Para nós, a volta do funcionamento do centro vai atender a grande demanda de vários trabalhadores, principalmente da indústria de confecção, que são os que mais sofrem com o adoecimento precoce por causa do seu ambiente de trabalho”, disse.

Dílson Gama questionou os vereadores da bancada governista quanto a essa decisão tomada pelo Poder Executivo Municipal. Para ele, a iniciativa foi equivocada e não ouviu os trabalhadores, que tinham no órgão atendimento sobre acidentes e doenças ocupacionais e encaminhamentos para a Previdência Social.

“Os trabalhadores e trabalhadoras tiveram os seus direitos castrados por essa decisão do prefeito João Alves Filho. Esperamos que o dia 28 volte a ser um dia importante para todos nós a partir da volta do funcionamento do Cerest”, ressaltou Gama.

O sindicalista aproveitou para denunciar que vários trabalhadores da SISA –Sergipe Industrial, no Povoado Central, em Riachuelo, estão acometidas de doenças ocupacionais, mas não têm recebido, por parte do médico do trabalho responsável, que também é vereador, os encaminhamentos necessários e previstos na legislação trabalhista.

Na contramão

O vereador Iran Barbosa saudou o sindicalista Dílson Gama e todos os trabalhadores e trabalhadoras têxteis presentes na Câmara Municipal. Para o petista, Aracaju caminha na contramão das medidas que devem ser tomadas de forma preventiva para evitar acidentes de trabalho com o fechamento de um órgão municipal que tinha a responsabilidade de atuar para minimizar os efeitos desses acidentes.

“Estarei apresentando uma Moção de Apelo ao prefeito de Aracaju no sentido de que ele reveja essa posição e que reestruture, imediatamente, o funcionamento do Cerest e que dê as condições necessárias para que ele funcione de forma adequada”, colocou o parlamentar.

Para Iran, Aracaju tem uma regulamentação sobre saúde do trabalhador que precisa ser respeitada: a Lei Municipal 2.946/2001, que institui o Programa de Saúde do Trabalhador e cria o Cerest. O petista disse, ainda, que dialogará com o Ministério Público para que se posicione sobre o assunto.

“São denúncias graves que são trazidas aqui pelo companheiro Dílson Gama. Espero contar com o apoio dos demais colegas vereadores para aprovação dessa moção e que voltemos a ter a regularização do atendimento no Cerest”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Acrísio Siqueira/CMA

 

Mais Notícias de Política
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
11/09/2025  11h22 Voto de Cármen Lúcia pode formar maioria para condenar Bolsonaro
Julgamento será retomado na tarde desta quinta-feira
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
11/09/2025  08h09 Primeira Turma do STF decide nesta 5ª se condena ou absolve Bolsonaro
Placar está em 2 a 1 pela condenação e pode atingir maioria simples nesta quinta-feira (11/9). Sessão da Primeira Turma do STF começa às 14h
 Gustavo Moreno/STF
10/09/2025  19h00 Família Moraes compra mansão por R$ 12 milhões em Brasília
Mansão comprada pela família de Moraes em Brasília tem 725 m²
Hugo Barreto/Metrópoles
10/09/2025  17h57 Ministro de Lula reage a voto de Fux: “Está fazendo comício”
Ministros de Lula e petistas dizem não ter se surpreendido com voto de Fux
China Tom
10/09/2025  16h53 Câmara de Aracaju discute transferência da Zona de Expansão para São Cristóvão
Vereadores alertam sobre impactos para moradores e serviços públicos após decisão do STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado