Velho Chico vai parar de fornecer água se não revitalizado,diz ativista
Audiência pública discute situação ambiental do rio na Alese Política 11/03/2016 13h14 |Por Fernanda Araujo
A degradação do rio São Francisco preocupa pesquisadores e militantes ambientais que já preveem o fim do fornecimento de suas águas para toda a população que depende dele. Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã desta sexta-feira (11), em Aracaju, ativistas tentaram despertar na sociedade e nos gestores a importância da revitalização do rio.
“O Velho Chico está poluído, tudo que tem de ruim o homem fez com o rio São Francisco. Precisamos levantar o nível de consciência da sociedade para que venha se lutar pela revitalização antes que ele morra”, adverte o ativista do Movimento de Mobilização da Sociedade Civil pela Revitalização do Velho Chico, Antônio Góis (foto).
O ativista lembra que a barragem de Sobradinho (BA), rio que deságua no São Francisco, esteve há 15 dias no volume morto. Além disso, aponta para o volume cada vez menor no Velho Chico. “Em Sergipe sua vazão já foi de 1.800 m³ por segundo, hoje o volume diminuiu ainda mais. Em algumas cidades o fornecimento de água do rio são Francisco já foi interrompido porque a água está salinizada ou por causa do volume baixo. O rio só serve, no grosso, para produzir energia e para grandes campos de irrigação”, afirma Góis.Para ele, consequências ainda mais graves poderão surgir ao Velho Chico se, de fato, ocorrer a transposição de suas águas, o que pode ameaçar também a usina de Xingó. Se ações de preservação não forem adotadas a curto e médio prazos, o ativista avalia que o rio pode ser exterminado. “Muitos rios já secaram e o São Francisco está nesse caminho. É preciso vontade política, D. Pedro II quando visitou essa região já falava da necessidade de revitalização, foi o último governante que se preocupou. Sergipe e Alagoas dependem totalmente do Velho Chico, não existe outro meio, temos pequenos rios como em Japaratuba, mas o principal é o rio São Francisco”, afirmou.
“Fazer esse debate é muito importante para toda a população sergipana principalmente para os aracajuanos. 70% da água consumida pelos aracajuanos vem do Rio São Francisco, mas ele está sendo degradado. Revitalizar é o certo, precisamos fazer o reflorestamento da mata ciliar, deixar de jogar esgoto in natura no nosso rio, enfim, todos os instrumentos técnicos necessários”, considerou a deputada Ana Lúcia.
Exposição
Cerca de oito mil alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) já visitaram a Exposição do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, que começou na última segunda-feira (07) e segue até às 21h desta sexta-feira (11). A exposição acontece na Vivência Universitária no Campus de São Cristóvão e tem o apoio da Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Casa do Legislativo em parceria com a Universidade Federal.Fotos (principal e 1): Fernanda Araujo/F5 News
Foto 3: Ascom/Alese


Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares

Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor

Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF

Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico

Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF