Venâncio e Gilmar saem em defesa de Ulices Andrade | F5 News - Sergipe Atualizado

Venâncio e Gilmar saem em defesa de Ulices Andrade
Política 26/10/2011 13h20 |


Por Joedson Telles

Ao afrontar a credibilidade e a ética do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Ulices Andrade, o prefeito de Capela. Manoel Sukita, não mexeu apenas com o deputado estadual Jeferson Andrade (PDT), que usou a tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, e lhe dirigiu duras palavras prometendo, inclusive, processá-lo. Na manhã desta quarta-feira (26), os deputados Venâncio Fonseca (PP) e Gilmar Carvalho (PR) também usaram a tribuna e se mostraram solidários ao ex-colega de parlamento Ulices Andrade, que teve a credibilidade do seu julgamento sobre as contas de Capela colocada em xeque pelo prefeito.  

“Sou solidário ao colega Jeferson Andrade em relação às críticas feitas pelo prefeito de Capela, Sukita, ao conselheiro Ulices Andrade e ao tribunal como um todo. As contas foram rejeitadas por unanimidade e o prefeito atingiu aquela instituição como um todo”, disse Venâncio, assegurando que, se o prefeito tivesse aplicado 25% da receita na área de Educação, como exige a legislação federal, não teria as contas rejeitadas. “Mas ele não usou o que determina a lei, o mínimo para a área da educação. E agora que deixar transparecer que seu julgamento foi pessoal e político e quer desqualificar aquela instituição e os seus conselheiros”, alertou o deputado.

Gilmar Carvalho, por sua vez, observou que Sukita deveria estar preocupado com sua defesa. Gilmar criticou o definiu como  destempero verbal do prefeito para com o deputado Jeferson Andrade, filho do conselheiro. “É inaceitável. Nós vivemos num estado de direito pleno. Ele pode reagir dizendo que não concorda com o parecer do conselheiro, nas não tem o direito de atacar a instituição, o TCE. Porque não foi apenas o parecer do conselheiro Ulices Andrade, mas foi a votação por unanimidade de apoio a um parecer. Ou seja, se Ulices Andrade jogou politicamente quer dizer que os demais conselheiros fizeram a mesma coisa”, interpretou, assegurando que Sukita atingiu i TCE como um todo, e não apenas Ulices.

“O Tribunal de Contas do Estado recebe meu apoio integral e o nosso ex-colega Ulices Andrade, na condição de conselheiro, recebem minha irrestrita solidariedade. Até porque a Sukita cabe a lei para ser cumprida. Os 25% permitidos para a educação ele não cumpriu. Ele precisa pedir desculpas à população, porque não cumpriu a legislação, porque não aplicou o percentual, e se preocupar com sua defesa e não atacar instituições consolidadas, como o Tribunal de Contas”, afirmou.

Com informações da Agência Alese

Mais Notícias de Política
China Tom
19/08/2025  16h16 CPI do Natal Iluminado inicia investigando R$ 10 milhões de decoração em Aracaju
Câmara aprova quatro requerimentos para obter documentos e informações de Emsurb, Setur, Semfaz e CGM sobre contrato de 2024
Luanna Pinheiro/CMA
18/08/2025  17h14 CPI da SMTT inicia investigação sobre R$ 135 milhões em multas de trânsito
Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024
Divulgação
18/08/2025  10h52 TRE mantém posse do prefeito eleito de Capela até decisão final do TSE
O processo teve início durante o pleito de 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado