Vice-prefeita de Itabaiana assume gestão do município sergipano | F5 News - Sergipe Atualizado

Vice-prefeita de Itabaiana assume gestão do município sergipano
Valmir de Francisquinho continua preso e afastado do cargo por decisão judicial
Política | Por F5 News 20/11/2018 11h45 - Atualizado em 20/11/2018 17h50 |


A vice-prefeita de Itabaiana, no agreste de Sergipe, assumiu a Prefeitura do município nesta terça-feira (20). A posse foi em cumprimento à determinação judicial da 2.ª Vara Cível de Itabaiana, que deferiu medida cautelar para que Carminha Mendonça (PSC) seja empossada, em virtude da prisão preventiva do prefeito Valmir de Francisquinho (PR), acusado de improbidade administrativa pelo desvio de taxas cobradas no matadouro municipal.

A medida foi solicitada pela vice para que o presidente da Câmara Municipal a empossasse, já que está previsto na Lei Orgânica. A sessão solene aconteceu por volta das 11h no plenário do legislativo municipal. Equipes da Polícia Militar foram acionadas pelo presidente da Câmara, vereador Zé Teles, para manter a ordem, diante de tumultos e manifestações que ocorreram nas últimas sessões.

A sessão foi acompanhada por alguns moradores que se manifestaram nas galerias em apoio à prefeita empossada. Sob aplausos e gritos de "prefeita, prefeita", Carminha Mendonça assinou o termo de posse e assumiu a prefeitura. “Como conheço a população, os funcionários, vereadores, secretários, creio que teremos um convívio salutar. Não sei quanto tempo vou passar no cargo, mas vou conversar com todos, à medida que for necessário o substituo", disse Carminha Mendonça em entrevista à TV Atalaia.

Ainda segundo ela, uma reunião deve ser realizada entre os marchantes e técnicos da Secretaria de Agricultura do município, com o objetivo de tentar reabrir o matadouro municipal, fechado há mais de uma semana. Está previsto que hoje à tarde seja nomeado o novo secretário de Agricultura, já que o atual, Erotildes de Jesus, também está preso e afastado das funções em face da Operação Abate.

O atual prefeito, Valmir de Francisquinho segue detido no Presídio da Polícia Militar (Presmil), em Aracaju, e afastado do cargo também por decisão judicial. A juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, da 2.ª Vara Cível do município, determinou o afastamento do cargo a pedido do promotor do Patrimônio Público de Itabaiana, Amilton Filho, do Ministério Público Estadual, em face das acusações, e o bloqueio dos bens. 

Ainda segue sem decisão o pedido de habeas corpus impetrado pela assessoria jurídica de Valmir de Francisquinho no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em caráter liminar. A defesa pede que o atual prefeito acompanhe os desdobramentos das investigações em liberdade. O documento, protocolado no dia 8 deste mês, tem como relator o ministro Nefi Cordeiro.

Segundo informações da Justiça, mesmo que Valmir de Francisquinho seja solto ele não deve reassumir o cargo. “Aguardo com ansiedade essa resposta da Justiça. Entendo que o caso é extremamente delicado, grave, é de improbidade administrativa. Estou tranquila, se a justiça entender que ele deve voltar, retornarei ao cargo de vice com tranquilidade”, completou a empossada.

Abate final

Na Operação deflagrada pelo Departamento de Combate aos Crimes Tributários e Administração (Deotap), Promotoria do Patrimônio Público e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do MPE, também foram presos Breno Veríssimo Melo de Jesus, o gerente do matadouro Manoel Messias de Souza, e o funcionário comissionado Jamerson da Trindade Mota, todos detidos no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, na capital, suspeitos de envolvimento em um esquema de desvios de taxas cobradas pelo matadouro público do município.

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado