Com 106 m², maior teia de aranha do mundo é encontrada em caverna
Teia foi construída por duas espécies diferentes de aranha. Este é o primeiro caso documentado de cooperação pacífica entre tipos distintos Variedades | Por Metrópoles 08/11/2025 11h00 |Biólogos documentaram a maior extensão de teia de aranha já vista no mundo, com a seda cobrindo uma área de 106 m². A construção dos aracnídeos foi encontrada na Caverna do Enxofre, localizada na fronteira entre a Grécia e a Albânia. Este é o primeiro caso documentado de teias produzidas por duas espécies distintas no mesmo local.
A descoberta foi liderada pelo aracnólogo István Urák, da Universidade Húngara Sapientia da Transilvânia, na Romênia. As observações foram publicadas na revista científica Subterranean Biology em 17 de outubro.
Nas entranhas da caverna vivem aproximadamente 111 mil aranhas de duas espécies distintas. Pelo menos 69 mil delas são aranhas-de-funil-de-celeiro (Tegenaria domestica) e 42 mil são aranhas-de-teia-em-lençol (Prinerigone vagans).
Produção da teia
A megaprodução das aranhas foi descoberta em 2022 por pesquisadores amadores. Novas investigações foram realizadas posteriormente pela quantidade de fatos curiosos no local. Além da extensão da teia, a convivência cordial das aranhas chamou a atenção: em condições normais, nenhuma das espécies vive pacificamente lado a lado.
A partir de testes, foi descoberto que as aranhas-de-funil-de-celeiro construíram as teias, enquanto aranhas-de-teia-em-lençol foram se aconchegando no local e mantendo a produção. A grande formação consiste em teias individuais conectadas ou sobrepostas, em forma de funil.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
