Yaônilé Cia de Dança Afro e Negra se apresenta no Ceará | F5 News - Sergipe Atualizado

Yaônilé Cia de Dança Afro e Negra se apresenta no Ceará
Variedades 30/11/2011 15h58 |


Por Fernanda Araujo

A Companhia de Dança contemporânea de Sergipe, Yaônilé, se apresentará no estado do Ceará nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no Trairi - distrito paradisí­aco do municí­pio de Flecheiras, a 120 km de Fortaleza, onde os dançarinos participarão da sexta edição do Festival das Algas. É a primeira viagem do grupo para outro estado.

Os integrantes da Yaônilé  foram contemplados pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural n° 02/12 da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, o que possibilitou boa parte dos recursos para a viagem. Na ocasião, eles ainda comemoram o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, celebração que faz parte do decreto da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o criador e coreógrafo do Grupo, Danilo Aguiar, a viagem trará o alcance para que outros tenham conhecimento do seu trabalho. 

“Estamos radiantes. Além de estender o alcance do nosso trabalho, poderemos fazê-lo em um local como Flecheiras, onde a natureza dá um show incrível de beleza. Ter a oportunidade de conhecer um grande empreendimento hoteleiro ‘Orixás Club’ que homenageia os Orixás e a interação entre os outros grupos que lá se fizerem presentes. E tudo isso junto ainda não explica a nossa ansiedade e empenho para tornar esse momento inesquecível.”

Na bagagem, Danilo enfatiza que levará muitas novidades, como por exemplo, o Afoxé de Rua, também chamado de Candomblé de Rua e estreará a primeira peça de Samba Reggae em homenagem ao povo das Águas (aos que tem alma de jangadeiro). Além dessas danças, eles ainda pretendem abrilhantar o show  com o carro-chefe do Grupo, a Dança dos Orixás.

Composto por 20 pessoas, entre dançarinos e equipe de produção, a companhia completa dois anos no dia 8 de dezembro. Nasceram com a proposta de mostrar os ritmos afrobrasileiros de uma forma diferenciada. “O trabalho de três anos que desenvolvi como voluntário no Colégio Atheneu, me possibilitou delinear uma nova plataforma de inserção desses ritmos no cenário cultural, primando pelo visual e pela beleza das manifestações”, contou.

A companhia já realizou apresentações em vários municípios de Sergipe, inclusive em Santo Amaro das Brotas e também em Laranjeiras na ocasião do XXXVI Encontro Cultural da Cidade. Ainda assim, Danilo Aguiar pontua alguns problemas enfrentados pelos dançarinos. “A falta de um espaço próprio atravanca muito nosso desenvolvimento e a falta de patrocínio é algo que dificulta o processo de apresentações. Mas não vamos parar. Enquanto o espaço próprio não acontece nós utilizamos os equipamentos públicos disponíveis, que atendem parte dessa necessidade”, disse Danilo, lembrando ainda o fator preconceito justamente por abordar danças relacionadas com os Orixás.

Yaônilé Cia de Dança

Segundo Danilo Aguiar, o termo 'Yaônilé' é o resultado da fusão de duas outras palavras do dicionário Iorubá. ‘YAÔ’ que quer dizer 'iniciado' e ‘ONILÉ’ que, pela mitologia africana, seria a ‘Mãe Terra’. No final temos Yaônilé - 'iniciados pela terra' ou 'Filhos da Terra'. “A Cia de Dança Afro Contemporânea Brasileira é nossa proposta matriz. Própria concepção coreográfica que não se limita a mostrar apenas a dança, mas também a influência que essas forças exercem sobre seus filhos, através dos movimentos. E brasileira porque, antes de tudo, essa é a nossa terra e temos orgulho em ser brasileiros.”

Foto: Divulgação

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Whindersson Nunes Divulgacao
21/10/2025 17h05 Whindersson Nunes apresenta novo show em Aracaju neste sábado (25)
Divulgação
21/10/2025 16h58 Marcos Gentil e banda apresentam o show “Caldeirão”, no Café da Gente
Science Corporation
21/10/2025 11h25 Implante de retina devolve parte da visão a pessoas com cegueira
Kaio Espínola / Setur Aracaju
20/10/2025 15h29 Exposição Feito por elas mostra o artesanato de aracajuanas até novembro
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
20/10/2025 14h58 Festival de Artes Gráficas acontece no Centro de Criatividade até sábado (25)

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado