Saiba como ajudar as vítimas dos terremotos na Turquia | F5 News - Sergipe Atualizado

Solidariedade
Saiba como ajudar as vítimas dos terremotos na Turquia
Em Sergipe, a turca Sinem Macedo se disponibilizou a arrecadar doações para o país
Brasil e Mundo | Por Ana Luísa Andrade 24/02/2023 11h12 - Atualizado em 24/02/2023 14h11 |


Na primeira segunda-feira (6) deste mês de fevereiro, o mundo inteiro ficou comovido com a situação da Turquia e da Síria, que foram atingidos por uma onda de terremotos que devastaram parte dos seus territórios. Juntos, os países já somam mais de 45 mil mortos, além das milhões de pessoas que perderam suas casas e recursos - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que aproximadamente 26 milhões de moradores da Turquia e da Síria precisem de ajuda humanitária.

Essa ajuda pode vir de qualquer parte do mundo. A turca Sinem Macedo, de 39 anos, mora em Sergipe com seu marido e as filhas do casal há mais de uma década, mas sua família e amigos continuam na Turquia. Apesar de todos os ente queridos estarem bem, Sinem contou, em entrevista anterior ao F5 News, que se preocupa com a situação do seu país natal, e indicou ao portal uma Organização Não Governamental (ONG) confiável para onde podem ser destinadas doações às vítimas dos terremotos - a  AHBAP.

O site da ONG pode ser acessado por meio deste link: https://ahbap.org/disasters-turkey. Contudo, para facilitar o processo àqueles interessados em contribuir com algum valor, Sinem se dispôs a reunir as doações, que posteiormente serão destinadas à AHBAP.

Intitulada "Solidariedade de três gerações - do Brasil para Turquia", a iniciativa de Sinem, sua filha Maya, de 7 anos, e sua mãe, que mora na Turquia, tem como objetivo arrecadar doações no valor mínimo de R$ 25, tendo como recompensa, caso o doador deseje, produtos de artesanato produzidos por elas mesmas, como pinturas em conchas e chaveiros. 

[GALERIA][/GALERIA]

"Agora é a hora da solidariedade. Sem perder a fé nos dias bons, vamos superar esses dias ruins com o seu apoio. A dor é algo que pode ser compartilhado. As distâncias não são importantes. A pessoa  pode compartilhar a sua dor com palavras, expressões faciais e linguagem corporal", disse Sinem.

Quem tiver interesse em fazer a doação, pode entrar em contato com Sinem por meio do seu perfil no Instagram (@lepiska_kids).

Confira o recado da pequena Maya:

"Olá, meu nome é Maya. Acabei de fazer 7 anos. Minha mãe é da Turquia. Meus avós e meu tio moram na Turquia. Eles estão bem mas quase 15 milhões de pessoas na Turquia não estão bem. As pessoas na Turquia perderam suas casas, seus bens e sua família no terremoto no dia 06/02/2023.  Moramos muito longe da Turquia. Não tem como mandar meus brinquedos, minhas roupas ou comida para ajudar pra as crianças. Enquanto pensávamos 'como podemos ajudá-las a reconstruir suas vidas', surgiu este projeto.  Para arrecadar doações, decidimos vender os produtos que produzimos em nossas próprias mãos. Cada lembrancinha custa R$ 25.  No final do projeto, minha mãe vai fazer a doação para uma ONG que se chama 'AHBAP'". 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Ronald Almeida / Secom PMA
16/09/2025  08h10 Prefeitura de Aracaju apresenta etapas da revisão do Plano Diretor
 Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
16/09/2025  08h00 PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada
Redes Sociais
16/09/2025  07h59 Filha de ministro do STF é xingada e leva cusparada em universidade
Freepik/ Ilustrativa
15/09/2025  12h30 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
15/09/2025  09h50 Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado