3 perguntas para o mestre em Comunicação e publicitário Leonardo Roeder | F5 News - Sergipe Atualizado

Mercado de trabalho
3 perguntas para o mestre em Comunicação e publicitário Leonardo Roeder
Dia do Profissional de Mídia, 21 de junho, ressalta a importância dessa atividade
Cotidiano | Por F5 News 21/06/2023 13h46 - Atualizado em 21/06/2023 14h03 |


O Dia do Profissional de Mídia é celebrado em 21 de junho. A data ressalta a relevância desse especialista que desempenha o papel de intermediário do conhecimento e exerce uma influência significativa na sociedade, podendo alicerçar mudanças nos hábitos, comportamentos, na moda e no consumo.

Essa data é uma forma de homenagear todos os profissionais envolvidos no planejamento e na execução de projetos de mídia. Eles são responsáveis por conceber estratégias, organizar campanhas e transmitir mensagens que impactam o público, moldando a cultura e a percepção coletiva. 

F5 News fez três perguntas ao mestre em Comunicação Leonardo Roeder, especialista em Marketing, economista e publicitário. Coordenador de Inteligência e Performance da Objectiva - Sergipe, ele falou sobre os desafios do profissional de mídia diante da dinâmica acelerada de transformações observadas na Comunicação de modo geral, nas últimas décadas, a partir do advento das tecnologias digitais. Confira:

F5 News - Como se transformou o trabalho do profissional de mídia, diante do avanço tecnológico e da chegada de novas redes sociais? 

Leonardo Roeder - Os meios de comunicação, de uma forma geral, operam sempre numa perspectiva de crescimento e na perspectiva de enfraquecimento também. Por exemplo, o jornal não acaba, ele está indo para o digital; as revistas por exemplo, tem uma queda da revista impressa, mas aí elas caminham para o digital também. Então, há de se observar uma tendência muito forte para essa convergência dos meios de comunicação dentro do ambiente digital. Os meios coexistem, e não se fala em fim de nenhum meio, se fala em convergência de meios, até porque a gente tem nichos e segmentos de mercado que são mais adequados para um meio de comunicação ou outro.

F5 News - O que um profissional recém-formado precisa fazer para acompanhar o novo ritmo de mercado da área?

Leonardo - O recém-formado tem que ter talvez uma capacidade analítica, acho que isso começa dentro das universidades. Inquietude dentro deste mercado, não só para área de mídia, mas de uma forma geral, talvez até para qualquer profissão. Realmente buscar uma formação fora desses bancos de universidade talvez seja tão relevante quanto os bancos da faculdade, [como] procurar um estágio, procurar se associar a profissionais da área, para começar a entender como é que esses novos ambientes de comunicação mercadológica estão operando. 

F5 News - Quais seriam as suas perspectivas para essa área no futuro?

Leonardo - Cada vez mais o profissional de mídia fica operando dentro de um ambiente de analista, observando informações, observando dados, tentando retirar informações relevantes para o cliente. Eu costumo falar que o profissional de mídia hoje é muito mais focado dentro de uma perspectiva de inteligência, de observar dados que os veículos de comunicação oferecem e entender como é que estes dados podem operar em uma perspectiva do produto ou serviço do cliente, claro, em relação ao seu público alvo também. Então eu percebo que é muito mais analítico, muito mais alguém que observa, analisa e toma decisões em cima de dados e de informações concretas e pesquisas de mercado.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
30/10/2025 11h13 Aracaju participa de encontros globais sobre clima e sustentabilidade
Ascom / SMS
30/10/2025 09h50 Unidades de saúde passam a oferecer atendimento para síndromes gripais
SSP/SE
30/10/2025 09h50 Operação Frater Dominus desarticula facção com ramificações em Sergipe
SSP/SE
30/10/2025 08h46 Polícia localiza grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas em Estância
PF/SE
30/10/2025 07h45 Operação desarticula organização criminosa de tráfico e lavagem de dinheiro em SE

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado