Ação interestadual prende quatro suspeitos de furtos praticados em Aracaju
Operação integrada das Polícias Civis de Sergipe, Bahia e Pernambuco identificou grupos especializados em furtos de eletrônicos e cumpriu mandados de prisão preventiva Cotidiano | Por F5 News 05/12/2025 15h55 |A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Turismo (Detur), divulgou nesta sexta-feira (5), a prisão de quatro autores de furtos praticados em Aracaju. As detenções ocorreram nos estados da Bahia e de Pernambuco, em ações coordenadas com as Polícias Civis dos respectivos estados.
As investigações apontaram a atuação de grupos criminosos itinerantes especializados em furtos qualificados mediante destreza em estabelecimentos comerciais.
Segundo a delegada Luciana Pereira, os grupos identificados mantinham atuação estruturada e constante em diversos estados. “Esses indivíduos vivem, na verdade, de furtos especialmente de eletrônicos. Eles viajam por diversos estados e praticam furtos a estabelecimentos, muitas vezes se aproveitando de momentos de distração de vendedores ou clientes”, destacou.
Inicialmente, as investigações da Detur identificaram um grupo composto por um homem e duas mulheres, oriundos de Salvador (BA), responsável por furtar notebooks e aparelhos eletrônicos de três supermercados em Aracaju. Eles já possuíam registro criminal em outros estados e já atuavam há mais de seis anos.
Dois dos integrantes, um homem e uma mulher, foram presos no dia 28 de novembro de 2025, na rodoviária de Jequié (BA), logo após cometerem novo furto. Ambos estavam foragidos e com mandados expedidos em Sergipe.
A terceira suspeita foi localizada em Salvador, no bairro Nazaré, no dia 3 de novembro, após cooperação com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil da Bahia.
Prisão por furtos em shopping e agência bancária
Em outra frente investigativa, a Detur identificou um homem natural do Amazonas como autor de dois furtos registrados em um shopping e em uma agência bancária de Aracaju.
Os levantamentos apontaram que o investigado já havia sido preso em diversos estados, sempre utilizando nomes falsos, foram identificadas o uso de ao menos 28 identidades diferentes.
Posteriormente, o suspeito foi preso em Recife (PE) pela Polícia Civil de Pernambuco, após tentar cometer um homicídio. Durante o procedimento, foi constatado que ele também tinha mandado em aberto em Sergipe.
Atuação interestadual
As apurações da Detur resultaram no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva relacionados aos dois grupos investigados. A equipe também identificou outros suspeitos que já atuaram em Sergipe e possui mandados pendentes vinculados a investigações anteriores.
A Polícia Civil segue em articulação com unidades de outros estados para dar continuidade ao cumprimento dessas ordens judiciais e reforça que a cooperação interestadual tem sido fundamental para localizar investigados que se deslocam com frequência entre diferentes regiões do país.
