Advocacia sergipana votará online em 19 de novembro para lista do TJSE
Eleição definirá seis nomes para o Quinto Constitucional, com cotas garantidas e voto auditável. Cotidiano | Por F5 News 09/11/2025 19h30 |No dia 19 de novembro, a advocacia sergipana realizará a votação para a escolha dos seis candidatos que irão compor a lista sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), destinada à vaga da advocacia. O processo ocorrerá por meio de consulta direta à classe, das 9h às 17h, e será totalmente online.
No dia da eleição, advogados e advogadas poderão votar de qualquer local, utilizando celular, tablet ou computador com acesso à internet. O voto será registrado por meio de um endereço eletrônico a ser divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Não será necessário instalar aplicativos. Para votar, bastará realizar a autenticação digital e registrar a escolha.
Cada eleitor poderá votar em um mínimo de um e máximo de seis candidatos, sendo atribuído um voto por candidato. Não haverá necessidade de voto por cotas, pois, após a apuração, as políticas afirmativas serão aplicadas automaticamente, conforme os critérios estabelecidos na Resolução nº 10/2025.
A formação da lista sêxtupla seguirá regras que asseguram representatividade e diversidade. Serão garantidas as seguintes inclusões:
- O(a) candidato(a) com deficiência mais votado(a);
- O candidato negro mais votado e a candidata negra mais votada — caso um deles também esteja contemplado na cota de pessoa com deficiência, será considerado apenas o(a) outro(a) para manter a representatividade racial;
- As demais candidatas mulheres mais votadas, até atingir o número mínimo de três mulheres na lista;
- As vagas remanescentes serão preenchidas pelos(as) candidatos(as) mais votados(as) em ordem decrescente, independentemente das cotas.
O voto será secreto, criptografado e assinado digitalmente, garantindo a inviolabilidade e a transparência do processo. Todo o sistema é auditável, permitindo a verificação dos votos sem violar o sigilo individual.
Durante o período de votação, a OAB/SE disponibilizará pontos de apoio, das 9h às 17h, na sede em Aracaju e nas regionais do interior, para auxiliar advogados e advogadas que tenham dificuldades técnicas.
Poderão participar da votação apenas profissionais regularmente inscritos na seccional e com a anuidade em dia.
