Após chuvas, governo restabelece adutora que abastece três municípios
Trabalho emergencial restabelece abastecimento em Umbaúba e região Cotidiano | Por F5News 22/11/2025 13h00 |A operação de reparo da adutora que envia água bruta para tratamento no sistema integrado de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Geru foi concluída na tarde da última sexta-feira (21), menos de 24 horas após o rompimento. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve no local do incidente para acompanhar as ações de emergência e reforçar a integração das equipes mobilizadas.
O rompimento ocorreu na noite de quinta-feira, 20, após fortes chuvas que provocaram o colapso de um trecho da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Guararema, em Umbaúba. O volume de água também danificou a adutora de 300 milímetros, deixando os municípios do sul sergipano temporariamente desabastecidos.
Logo nas primeiras horas após o incidente, uma força-tarefa foi acionada com equipes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Defesa Civil Estadual, Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE) e prefeitura local. A atuação conjunta permitiu a rápida recomposição da estrutura e o início da retomada do abastecimento.
Com o reparo concluído, o sistema de produção de água tratada está sendo restabelecido de forma gradual, já que a normalização completa depende da retomada segura da operação. Paralelamente, o DER/SE trabalha na recuperação do trecho da via afetado pelo deslizamento causado pelas chuvas.
A execução do serviço começou em uma área instável, tomada por água represada devido ao entupimento da manilha de drenagem pluvial. As equipes precisaram escoar todo o acúmulo para garantir segurança e acesso aos pontos críticos. Em seguida, avançaram para a substituição dos tubos danificados, escoramento da estrutura e reconexão da linha adutora, em um cenário marcado por lama e risco de novos deslizamentos.
O presidente da Deso, Luciano Goes, destacou o empenho das equipes no atendimento emergencial. “Encontramos um cenário difícil, com lama, vegetação acumulada e risco de novos deslizamentos. Nossas equipes trabalharam dia e noite, em parceria com a Sedurbi, Defesa Civil e Prefeitura, para restabelecer a segurança do trecho e recompor a adutora. A conclusão ainda na tarde da sexta-feira mostra o comprometimento dos nossos colaboradores e a união das forças do governo”, afirmou.
