Após defeitos nas urnas, TRE pontuará problemas ao TSE
Cotidiano 08/10/2012 15h31 |Por Fernanda Araujo
Aproximadamente duas mil urnas precisaram ser trocadas em todo o país, nas eleições do último domingo. No estado de Sergipe foram utilizadas 2.600 urnas, pouco menos de 200 apresentaram defeitos.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe avalia que um único problema ocorreu em urnas do ano de 2008. De acordo com o assessor de comunicação, Ricardo Ribeiro, O TRE detectou relativa incompatibilidade do leitor ótico com essas urnas antigas.
À um programa de TV local a presidente do TRE Aparecida Gama, que é desembargadora, declarou que não houve problema de identificação. Apesar de alguns atrasos, para ela não houve interferência nas eleições e tudo transcorreu na normalidade. “Os problemas foram rapidamente contornados, pois às 17h20 já tínhamos apurado. Acredito que nas próximas eleições vamos zerar esse tipo de problema e pretendemos colocar equipamentos mais novos”, afirmou.
Os problemas nas urnas fizeram grandes filas nas escolas eleitorais. Em média os atrasos ocorreram entre dez minutos em alguns locais do estado. Alguns locais específicos sofreram atrasos várias vezes ao dia. Ricardo Ribeiro afirma que apesar disso, Sergipe foi o primeiro estado do nordeste e o sexto do país a concluir as apurações.
“Após as eleições sempre é feito uma análise para apontar as melhorias e defeitos. Iremos pontuar esse defeito que ocorreu ao setor de informática do Tribunal Superior Eleitoral para que não haja problema como esse nas próximas eleições”, resume.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo