Aracaju conta com nove ecopontos para incentivar o descarte de resíduos
O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios Cotidiano | Por Agência Aracaju 19/09/2025 17h40 |A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibiliza atualmente nove ecopontos em diferentes bairros da capital, criados para oferecer à população locais adequados e gratuitos para o descarte de materiais recicláveis, móveis em desuso e restos de construção civil. O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios, preservando o meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida para a população da cidade.
O material descartado nos ecopontos recebe destinação correta: os recicláveis são encaminhados para as cooperativas parceiras do município — Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores), Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e Cooperativa de Reciclagem União. Já os resíduos da construção civil são enviados para uma unidade de tratamento, onde recebem processamento adequado e são transformados em brita reciclada ou pó de brita, reutilizados em obras e serviços da própria construção civil.
Além disso, o serviço recebe diferentes tipos de materiais, como volumosos, a exemplo de poda de plantas, gesso e restos de móveis; resíduos da construção civil, como cascalhos; recicláveis, incluindo papel, papelão, vidro (garrafas), plásticos e metais; e também eletrônicos, como pilhas e lâmpadas devidamente armazenadas. Também são aceitos resíduos eletrônicos, encaminhados às cooperativas parceiras. No caso específico de pilhas e lâmpadas, a população pode levá-las desde que respeitada a quantidade máxima estipulada de até 1m³, devidamente acondicionadas. É importante destacar que lixo orgânico e lixo domiciliar não são aceitos. Neste caso eles devem ser destinados à coleta regular realizada pela Prefeitura.
O gerente de engenharia da Emsurb, Carlisson Sampaio, ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “Os ecopontos são fundamentais para garantir que a população tenha locais adequados para descartar materiais que muitas vezes acabam indo parar nas ruas, canais ou terrenos baldios. Quando esses espaços são utilizados, evitamos o descarte irregular, contribuímos para a limpeza urbana, preservamos o meio ambiente e ainda fortalecemos o trabalho das cooperativas que vivem da reciclagem. É uma ação que beneficia a cidade inteira, promovendo mais qualidade de vida e sustentabilidade”, afirmou.
Recentemente, a Emsurb realizou uma reunião com a Procuradoria do Meio Ambiente do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para apresentar os planejamentos de novos ecopontos em outros bairros da cidade e discutir medidas que incentivem ainda mais a população ao descarte correto. A parceria fortalece a divulgação do serviço e abre caminho para sua ampliação em Aracaju.
Já a promotora de justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, Juliana Checcucci Carballal, destacou a relevância da parceria com a Emsurb e a necessidade de ampliar os ecopontos, “Na reunião que tivemos com a Emsurb, reforçamos a importância de juntar esforços entre o Ministério Público, a Emsurb e demais órgãos, no intuito de aumentar o número de ecopontos na cidade, porque isso ajuda muito, impacta de forma muito interessante o meio ambiente, evitando o descarte irregular. Hoje a gente tem um grande número de regiões com descarte irregular, o que gera uma demanda enorme tanto para a empresa quanto para o Ministério Público também. Então, a ampliação desses ecopontos vai ser um benefício grande, ambiental e econômico, para toda a população em geral”.
Onde encontrar os ecopontos:
- 17 de Março – Rua Vereador Manoel Nunes Resende, S/N
- Coroa do Meio – Rua Jornalista João B. de Santanna, 2618
- Inácio Barbosa – Rua Júpiter, S/N
- Ponto Novo – Rua Massaranduba, S/N
- Jabotiana – Rua Projetada, S/N
- 18 do Forte – Rua Jansen Melo, S/N
- Industrial – Avenida Confiança, 131
- Jardim Centenário – Rua Radialista José da Silva Lima, 331
- Santos Dumont – Rua Jane Bonfim, S/N.





