Após regulamentação da profissão comerciários ainda sofrem dificuldades | F5 News - Sergipe Atualizado

Após regulamentação da profissão comerciários ainda sofrem dificuldades
Comissão de Negociação em Aracaju pede gratificação e melhor salário
Cotidiano 13/08/2012 14h36 |


Por Fernanda Araujo

Apesar de a profissão dos comerciários ter sido regulamentada, na quinta-feira passada (9), pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília, em Aracaju (SE), algumas negociações com o setor patronal e os empregados caminham a passos lentos.

Há três dias, os comerciários comemoraram a aprovação da regulamentação, porém a questão salarial, entre outros assuntos, continua no impasse. Segundo o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe e membro da Comissão de Negociação, Ronildo Almeida, os empregados ainda enfrentam dificuldades.

“Na verdade, não foi regulamentado, isso foi um passo. Os trâmites são gradativos, ainda teria que passar pela Comissão de Trabalho na Câmara Federal de Brasília. Sobre a negociação salarial é uma intransigência do setor patronal. Os empresários querem impor o banco de horas à forma que eles bem entenderem. Querem que o trabalhador faça hora extra sem receber. Ou seja, uma escravidão”, diz o sindicalista.

Ronildo afirma ainda que a proposta do setor patronal na capital desestabiliza o trabalhador, ao retirar o direito de férias, feriados, gratificações e licença médica. “Tiram o direito de 30 dias de férias, a garantia de emprego no retorno ao trabalho após 45 dias de licença médica e a produtividade. Queremos que todo o empregado que recebe acima do piso da categoria, tenha o direito adicional mensal de 6% de produtividade. Para ter direito aos feriados tivemos que negociar as datas na Justiça. Os patrões aqui querem que o comerciário trabalhe em todos os feriados, com exceção dos dias 25 de dezembro, 1º janeiro e 1º de maio. Nós temos em média 14 feriados, nós perdemos 11 para o setor patronal”, explica.

Além disso, Ronildo Almeida reclama da desvalorização da categoria e da má condição de trabalho, quando os vereadores aprovaram a abertura do comércio aos domingos e feriados com a alegação de geração de empregos. “O que há é exploração. Continuamos negociando sem problemas, mas precisamos de ganhos. Não é empregado virar escravo para poder melhorar de forma desproporcional a empresa. Os empresários estão tendo benefícios fiscais para alavancar as vendas e isso não foi passado para nós”.

Duas reuniões estão sendo aguardadas ainda esta semana com os empresários e a comissão de negociação. E para o dia 4 de setembro com o Ministério Público do Trabalho e os envolvidos. “Vale ressaltar que a gente tem interesse em discutir com decência todas essas questões. Mas a proposta que nos deram é indecente. Em Tobias Barreto com o sindicato patronal de lá conseguimos fechar o acordo, não justifica Aracaju, onde possui as maiores empresas, se recusar a negociar”, resume Ronildo.

Entenda

São sete milhões de comerciários brasileiros que esperavam desde 1932 a regulamentação de sua profissão. A reunião para o Projeto de Lei 3.592/2012 foi presidida pelo deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Laércio Oliveira (PR-SE). Contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes e do presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, Ronildo Almeida, além de vários presidentes de entidades sindicais.

O PL prevê uma jornada de oito horas por dia ou de seis horas diárias no caso de trabalho em turnos de revezamento, contribuição sindical e data comemorativa ao dia do comerciário (30 de outubro).

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
18/09/2025  14h30 Feirão promove ofertas para a aquisição do carro novo
Evento acontece neste fim de semana no Shopping Jardins, em Aracaju (SE)
Polícia Cívil/Reprodução
18/09/2025  14h26 Polícia Civil desarticula ponto de drogas e prende suspeito em Aracaju
Operação no bairro América apreendeu entorpecentes, dinheiro trocado e materiais usados no tráfico
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/09/2025  13h55 Sindicatos dos médicos denuncia empresa gestora do Hospital da Criança
Segundo o Sindimed/SE, a Organização Social Irmandade Boituva apresentou irregularidades na contratação de médicos
Ascom
18/09/2025  13h29 Itabaiana implanta primeiros banheiros autolimpantes de Sergipe
Estruturas automatizadas prometem higiene rápida, economia de água e uso sustentável no espaço público
Reprodução
18/09/2025  11h52 Morre aos 83 anos o cantor Djalma, o seresteiro de Aracaju
Artista deixa legado do seu amor pela música e por Sergipe que ultrapassou gerações

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado