Sindicatos dos médicos denuncia empresa gestora do Hospital da Criança
Segundo o Sindimed/SE, a Organização Social Irmandade Boituva apresentou irregularidades na contratação de médicos Cotidiano | Por F5 News 18/09/2025 13h55 |O Sindicato dos Médicos do Estado (Sindimed) realizou uma denúncia na última quarta-feira (17) sobre possíveis irregularidades referente a empresa gestora do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, em Aracaju.
Segundo o Sindimed, a Organização Social (OS) Irmandade Boituva de Saúde e Educação, responsável pela administração da unidade hospitalar desde julho deste ano, teria contratado os serviços da empresa Centro Cardio Serviços Hospitalares para a contratação de médicos que trabalham no hospital.
A investigação do sindicato se deu após denúncia feita por médicos, a qual constatou que o endereço registrado da empresa que firmou contrato com os médicos em Sergipe não corresponde à atividade declarada da área da saúde.
De acordo com o presidente do sindicato, no local, funciona uma loja de frutos do mar, e no Termo de Adesão ao Contrato Social entregue aos médicos apresentava dois CNPJs diferentes, em endereços onde a empresa não funciona.
Com o aprofundamento das investigações alguns fatos chamaram a atenção. Um dos fatos verificados foi que uma mulher trans morreu após uma explosão na clínica ocorrida em 2021 e que essa mesma clínica não possuía habilitação para cirurgias de grande porte.
Algo que chamou bastante atenção, a Irmandade Boituva de Saúde e Educação foi reprovada por não comprovar capacidade técnica e experiência suficiente em um chamamento público promovido pela Prefeitura de Diadema (SP).
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou em nota que notificou a Irmandade Boituva e segue acompanhando rigorosamente junto aos órgãos de controle.
“A contratação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) para a gestão de unidades são atendidos critérios técnicos avaliados por uma Câmara Técnica Interna da SES, pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Conselho de Governança que conta com representações do Estado de Sergipe. Atualmente, 25 OSS estão qualificadas no estado, após a análise da documentação e cumprimento das exigências legais e técnicas. Desta forma, a Irmandade Boituva atendeu todos os critérios técnicos solicitados e foi selecionada para gerir o Hospital da Criança”, disse a nota.





