Nutricionista ensina como comer salada fora de casa em segurança | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Nutricionista ensina como comer salada fora de casa em segurança
Ao consumir saladas sem o manuseio de segurança adequado, as pesssoas podem ficar expostas agentes infecciosos perigosos à saúde
Cotidiano | Por Metrópoles 18/01/2026 16h00 |


Quem é fã de salada ou come por obrigação sabe que lavá-las em casa antes do consumo é um ato obrigatório para evitar contaminações. O grande problema é comer os vegetais na rua. Apesar de esperarmos que todos os restaurantes sigam as normas de segurança impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nem sempre isso acontece, deixando o consumidor em risco.

Quando não são manipuladas e armazenadas de acordo com o controle indicado de higiene e temperatura, saladas prontas servidas em restaurantes, bufês, cafés ou delivery podem sofrer contaminação microbiológica – ou seja, apresentar a presença e proliferação de microrganismos.

“Verduras cruas são alimentos preparados sem cozimento (prontos para consumo), o que facilita a sobrevivência e multiplicação de microrganismos se as boas práticas não forem aplicadas em toda cadeia de produção. Alimentos prontos para consumo devem ser mantidos sob refrigeração adequada e protegidos contra qualquer forma de contaminação”, aponta o nutricionista Wesley Santana, membro do Conselho Federal de Nutrição (CFN).

Uma das principais formas de contágio é a contaminação cruzada. Ela acontece quando alimentos prontos entram em contato com outros crus, utensílios ou superfícies sem a higienização adequada por descuido do manipulador. O uso de água contaminada também pode causar prejuízos.

“A ausência dessas medidas de controle favorece a proliferação de microrganismos patogênicos capazes de causar doenças transmitidas por alimentos (DTAs), caracterizadas por quadros gastrointestinais graves, podendo evoluir para complicações sistêmicas em indivíduos vulneráveis”, alerta Santana.

Como detectar que a salada pode estar contaminada

  • Estar atento à temperatura: saladas prontas devem ser mantidas em ambientes frios (preferencialmente abaixo de 5°C); caso contrário, tem grande risco de contaminação.
  • Analisar o local de exposição: além de evitar saladas sem proteção adequada, é recomendável não ingerir aquelas dispostas próximas ao calor ou com utensílios para pegá-las mal higienizados.
  • Olhar a aparência da salada: se as folhas estiverem frescas, sem sinais de murchamento, excesso de água ou odor desagradável, elas estão boas para o consumo.

Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais
18/01/2026 14h30 Motorista de van escolar segue internado após grave acidente na Tancredo Neves
Pixabay
18/01/2026 13h00 Alzheimer: pesquisa aponta gene associado a mais de 90% dos casos
Assessoria de Comunicação
18/01/2026 09h00 Senac Sergipe abre inscrições para 33 cursos gratuitos com 601 vagas
Arthuro Paganini
18/01/2026 08h00 Aracaju terá muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada neste domingo (18)
Redes sociais/Reprodução
17/01/2026 17h01 Médico preso por injúria racial em Aracaju mata dois médicos em São Paulo
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado