Aracaju lidera ranking de ocorrências com pipa na rede elétrica em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Alerta
Aracaju lidera ranking de ocorrências com pipa na rede elétrica em Sergipe
Em seguida estão os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros
Cotidiano | Por Gabriel Ribeiro 23/12/2023 17h00 |


Com o início das férias escolares, a tradição de empinar pipas volta a ganhar destaque, proporcionando momentos de diversão para muitas crianças e jovens.

Contudo, é importante que essa brincadeira seja realizada em locais apropriados para evitar não apenas acidentes, mas também a interrupção do fornecimento de energia elétrica para a população, alerta o coordenador de Qualidade da Energisa em Sergipe, Fabiano Nascimento.

No ano de 2023, segundo a empresa, foram registradas 96 ocorrências de pipas na rede elétrica em Sergipe, representando uma redução de 18% em comparação com o total do ano passado. 

Aracaju lidera o ranking, contabilizando 52 ocorrências, seguida pelos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.

Na capital sergipana, os bairros mais afetados estão concentrados nas Zonas Norte, Sul e Oeste.

Fabiano Nascimento, destaca que os meses de agosto e setembro foram os mais críticos em termos de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica. 

Nascimento também enfatiza a necessidade de adotar precauções, como soltar pipas em locais abertos, a exemplo de campos e praias. Além disso, alerta sobre os perigos do uso de cerol ou linha chilena, destacando o risco de choque elétrico e acidentes fatais. 

"A população jamais deve tentar retirar as pipas presas em postes ou na fiação, por conta dos riscos de acidentes. Caso a pipa fique presa na rede, a Energisa deve ser acionada o mais rápido possível por meio dos canais de atendimento. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, devidamente treinados e com equipamentos de proteção adequados, podem fazer a manutenção na rede elétrica", alerta.

Dicas de segurança da Energisa

Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;

Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;

Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;

Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
FSF/Reprodução
01/10/2025  15h59 Jogadores denunciam assédio para manipulação de jogos em Sergipe
Mário Souza
01/10/2025  15h56 Jovem de 20 anos morre após alta médica em Propriá
Lia de Paula/Agência Senado
01/10/2025  15h41 Lula dá aval para proposta que dá fim à obrigatoriedade de autoescola
SSP/Reprodução
01/10/2025  15h36 Mulher é presa por tráfico de drogas após denúncia em Tobias Barreto
Arthuro Paganini
01/10/2025  15h26 Inscrições abertas para o Programa Rode Bem com isenção de IPVA em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado