Aracaju retoma entregas por drones em rota entre RioMar e Barra dos Coqueiros
Parceria entre iFood e Speedbird Aero inaugura nova fase da logística multimodal com autorização permanente da ANAC e capacidade para até 280 pedidos por dia Cotidiano | Por F5 News 01/10/2025 14h37 - Atualizado em 01/10/2025 14h51 |Na manhã desta quarta-feira (1º), Aracaju sediou o evento de retomada das operações de entregas por drones no Drone Port do Shopping RioMar. A iniciativa é realizada pelo iFood em parceria com a Speedbird Aero e marca uma nova etapa da mobilidade urbana com foco em soluções logísticas inovadoras.
Durante a solenidade, foi apresentada uma aeronave com capacidade de transportar até 5 quilos, projetada para reduzir em até 90% o tempo de trajetos, diminuir emissões de poluentes e minimizar impactos no trânsito. O projeto, considerado pioneiro no Brasil e na América Latina, integra a logística multimodal com voos sobre áreas urbanas. Além do ponto já em funcionamento, está em estudo a instalação de outros sete locais de apoio para operações de drones em Aracaju.
A retomada da operação ocorre após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) conceder a primeira autorização permanente do país para voos de drones sobre áreas com circulação de pessoas. Com essa autorização, entra em operação uma nova aeronave capaz de transportar até 5 quilos, ampliando a capacidade em relação ao modelo anterior, limitado a 3 quilos.
A rota parte do Shopping RioMar, em Aracaju, cruza o rio Sergipe e chega a Barra dos Coqueiros. O percurso aéreo, com menos de quatro quilômetros, é concluído em até 30 minutos, enquanto por terra o mesmo trajeto pode levar cerca de uma hora em razão da distância e do trânsito. O drone realiza a travessia até Barra dos Coqueiros, onde o entregador finaliza a entrega até o consumidor.
O serviço funcionará sete dias por semana, durante dez horas por dia, com capacidade de até 280 pedidos diários. A operação, iniciada em 2021 como projeto-piloto, foi a primeira na América do Sul a obter autorização permanente para transporte de alimentos por drones.
O modelo multimodal do iFood combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e drones, de forma a superar barreiras geográficas e urbanas. Nesse contexto, os drones se mostram mais adequados para percursos que envolvem rios, áreas de difícil acesso ou regiões distantes, reduzindo o tempo das entregas e ampliando o alcance dos restaurantes.
A Speedbird Aero, responsável pela operação, é a única empresa no Brasil com dois modelos de drones aprovados pela ANAC para operações BVLOS (além da linha de visada do operador), incluindo voos noturnos. O processo de certificação levou em média de 12 a 24 meses e seguiu todas as normas de segurança estabelecidas pela ANAC e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O drone utilizado no projeto apresenta as seguintes especificações: capacidade de até 5 quilos, velocidade média de 50 km/h, altitude de até 60 metros, GPS integrado, paraquedas de segurança e resistência a ventos de até 55 km/h e chuvas leves. A operação é controlada remotamente a partir de um centro de controle da Speedbird Aero localizado em Franca (SP).
Com a retomada, Aracaju reforça sua posição como uma das cinco cidades mais inteligentes do Nordeste, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2025, consolidando-se como referência nacional em inovação e desenvolvimento sustentável.
Com informações do Ifood.





