Aracaju tem 1ª Consocial | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju tem 1ª Consocial
Cotidiano 09/03/2012 15h56 |


A Secretaria Municipal de Controle Interno realizou na manhã desta sexta-feira, 9, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Interno, no Hotel Mercure. O evento, voltado para a sociedade civil, poder público e conselhos municipais, teve como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

Representando o prefeito Edvaldo Nogueira no ato, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, citou os avanços que o Brasil vem registrando no campo da democracia e do controle social na gestão pública, enfatizando a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira de tornar cada vez mais transparente a sua administração.

"Em todas as áreas das políticas públicas e da gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira tem aberto espaço para a participação popular. Hoje, Aracaju é quarta capital do país com mecanismos eletrônicos de transparência acessível ao controle social", disse Bosco Rolemberg. Ele lembrou os meios esporádicos utilizados no passado para garantir a participação popular, como por exemplo as plenárias realizadas nas comunidades e as audiências públicas.

"Vivemos hoje um novo tempo: distribuimos renda, temos liberdade política e neste ambiente democrático estamos construindo um modelo de gestão participativa", disse Bosco Rolemberg, salientando que os debates da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Interno garantem o exercício da cidadania.

A secretária Municipal de Controle Interno e presidente da conferência, Wilza Cláudia, falou da importância da conferência como meio de assegurar a participação popular na gestão administrativa e destacou o apoio dado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para a realização do evento, idealizado pela Controladoria Geral da União.

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe,  João Augusto Bandeira de Melo, presente ao evento disse que o controle social é motivado pelos tempos modernos. "Permitir a participação popular na gestão e dar poder à sociedade de entender os meandros da administração pública", reforçou o procurador.

Eixos

A conferência discutiu, em trabalhos de grupo, quatro eixos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Também participaram da solenidade de abertura a deputada estadual Ana Lúcia, o superintendente da SMTT, Antônio Samarone e o Subsecretário de Movimentos Sociais e Sindicais, Chico Buchinho.  

 

Fonte: PMA

Mais Notícias de Cotidiano
PMSE/Reprodução
12/09/2025  17h17 Mais de 5 kg de drogas e 300 munições são apreendidos em Aracaju
Duas mulheres são presas no Santos Dumont suspeitas de tráfico e posse ilegal de munições
Policia Civil/Reprodução
12/09/2025  17h09 Homem é preso por descumprir medida protetiva e agredir ex-companheira
Crime ocorreu durante festa em Monte Alegre; vítima foi hospitalizada em Aracaju
Seagri
12/09/2025  16h02 Crea-SE leva orientações sobre atuação do Conselho à ExpoGlória
Evento é uma das principais feiras agropecuárias do estado de Sergipe
Sergas/Ascom
12/09/2025  15h44 Parada programada afeta fornecimento de GNV em postos de Sergipe
Interrupção temporária ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro em alguns postos de Aracaju, Socorro e São Cristóvão
SSP/Ilustrativo
12/09/2025  15h40 Mulher condenada por estelionato é presa em Aracaju após desativar tornozeleira
Detida de 34 anos estava foragida e aguardará audiência de custódia antes de ser encaminhada ao sistema prisional

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado