Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h Cotidiano 18/05/2024 14h30 - Atualizado em 18/05/2024 15h56 |A Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb) encerrou nesta sexta-feira (17), o chamamento público para o cadastro de ambulantes interessados em comercializar produtos e bebidas na área externa do Arraiá do Povo, festejo junino realizado pelo Governo de Sergipe. O cadastramento iniciado na última terça-feira (14), recebeu 229 inscrições na Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), localizada no Centro de Cultura e Artes J. Inácio, na Orla da Atalaia.
Para o evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, serão disponibilizadas 12 vagas para ambulantes. No total, foram 168 cadastrados para categoria de lanches diversos, 13 para towner e 48 para food truck. O sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h, no mesmo local das inscrições.
A Emsurb disponibilizou uma equipe de 10 profissionais, que ofereceu um atendimento organizado, eficiente e ágil aos interessados que se dirigiram à Diropa. O chamamento público integra uma das ações da primeira etapa gerida pela empresa municipal, que montou um planejamento de ações no processo de organização e efetivação do Arraiá do Povo, para garantir ainda mais organização, segurança e tranquilidade aos sergipanos e turistas que todos os anos prestigiam uma das mais importantes festas do calendário junino do Nordeste.
O diretor da Diropa, Raphael Barreto, explica que o trabalho da Emsurb para o evento foi iniciado há mais de trinta dias, com reuniões internas e, posteriormente, com representantes do Governo do Estado. “São duas frentes de trabalho: a fiscalização de ambulantes, que começa com esse processo de cadastramento e sorteio; e, posteriormente, a limpeza urbana. Montamos uma estrutura que conta com boa quantidade de servidores e fiscais que estarão envolvidos para garantir todas as condições necessárias para uma festa segura e limpa. Este ano, a área utilizada para o evento é maior que a do ano passado, com três acessos ao Arraiá. Assim, para a definição do número de vagas disponíveis para comercialização de produtos por parte dos ambulantes, critérios como segurança e acessibilidade ao evento foram criteriosamente observados”, detalha.
Cláudia Siqueira é ambulante há vinte anos e se inscreveu na categoria lanches diversos. Para ela, a expectativa em relação ao Arraiá do Povo é sempre positiva e reforça que a atuação da Emsurb é fundamental para a organização da festa. “Sem a Emsurb, se não tivessem regras, sem esse processo de cadastramento e sorteio de vagas para os ambulantes comercializarem seus produtos, viraria uma bagunça”, afirma.
A ambulante Marciane Barbosa de Jesus também fez sua inscrição e afirma que a expectativa é grande. “Até porque é um evento que abrange milhares de pessoas, não só do nosso estado. Esperamos um bom capital de giro", ressalta.
Sentimento idêntico é manifestado pelo comerciante Marx Barbosa, que atua há seis anos no segmento de lanches. "É grande a nossa expectativa e estamos torcendo para sermos um dos sorteados. Todo o processo desenvolvido pela Emsurb é muito correto, com inscrição e sorteio. Quando é na hora da colocação dos quiosques, todo um acompanhamento é feito pela Emsurb", reconhece.
Aiarê Garcez é um dos 229 ambulantes que se inscreveu para o sorteio das vagas e sintetiza bem o sentimento dos demais cadastrados. "Foi super tranquilo, sem burocracia e um bom atendimento”, salientou.
Com informações da assessoria de comunicação.





