Festival das Caraibeiras gera debate sobre semelhança com o Fasc
Prefeitura de São Cristóvão destaca legado cultural e diz ver a comparação como reconhecimento Entretenimento | Por F5 News 26/09/2025 09h30 - Atualizado em 26/09/2025 09h31 |Circularam nas redes sociais imagens com o anúncio do Festival das Caraibeiras (Fesc), em Paulo Afonso (BA), onde internautas apontaram semelhanças da identidade visual com o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc).
Nos comentários na página do festival baiano no Instagram, alguns usuários acusaram plágio, alegando que o nome e a tipografia lembrariam o evento sergipano. Houve até quem marcasse a conta da Prefeitura de São Cristóvão pedindo um posicionamento.
A presidenta da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura de São Cristóvão, Paola Santana, afirmou que não se trata de plágio, mas de reconhecimento da importância do Fasc como referência cultural.
"Temos mais de 50 anos de história e nos orgulhamos por ser uma referência não apenas em programação cultural, mas também em identidade visual e comunicação. Ficamos felizes em perceber que o trabalho desenvolvido ao longo desses anos possa inspirar outras iniciativas culturais pelo Brasil. Isso demonstra a força e o alcance do que construímos. Seguimos celebrando a cultura como um espaço de troca e construção conjunta. Desejamos que o Festival das Caraibeiras seja um sucesso, pois todo espaço que valoriza a arte e os artistas merece se fortalecer. Vida longa aos festivais e à cultura brasileira!", disse.
O F5News entrou em contato com a organização do Festival das Caraibeiras, mas até a publicação deste conteúdo não houve resposta.





