Bancários devem parar a partir do dia 18
Cotidiano 10/09/2012 09h32 |Por Elisângela Valença
No próximo dia 12, bancários de todo o Brasil vão se reunir em assembleia para avaliar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Se a categoria rejeitar, deve cruzar os braços a partir do dia 18. “A orientação do comando nacional de greve é rejeitar a proposta apresentada”, disse José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE).
A pauta de reivindicações dos bancários tem mais de 100 itens. Entre os principais estão a data-base para 1º de setembro, reajuste de 10,25% (reposição da inflação mais 5% de ganho real), mais segurança, fim das metas abusivas, contratação de mais bancários e elevação do piso salarial. O piso atual é de cerca de R$ 1.400 e o pedido é de R$ 2.416,38. “Na verdade, o piso que estamos pedindo é o valor que deveria ser o salário mínimo no Brasil, calculado pelo Dieese”, disse Souza.
A Fenaban está negociando com a categoria desde o início de agosto. “Eles insistem em manter apenas um reajuste de 6%, que cobre a inflação do período e dá apenas 0,7% de ganho real”, disse.
De acordo com o presidente do SEEB-SE, a expectativa é de que a Fenaban reveja a proposta e volte a negociar com a categoria. “Se não houver mudança, vamos cruzar os braços”, avisa.


A iniciativa integra o projeto de ampliação de funcionamento em um sábado por mês

Material que reúne orientações práticas de prevenção e segurança

Uma liga acadêmica formada por alunos e professores de diversas áreas da saúde busca desfazer preconceitos e promover discussões científicas e sociais sobre a planta

Será um dia com muitas nuvens e com temperaturas entre 25°C e 26°C

Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya