Banese fará adequações para deficientes
Cotidiano 18/04/2012 17h17 |Por Fernanda Araujo
Para garantir melhor acessibilidade de idosos e deficientes físicos e visuais, as agências do Banese localizadas nos shoppings Jardins e Riomar, na Antônio Carlos Franco, no bairro Jardins, no centro e na Rua João Pessoa, implantaram os caixas rebaixados em vistoria conjunta da equipe do banco e dos conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A determinação partiu de uma audiência pública na Promotoria em defesa dos direitos humanos no Ministério Público Estadual.
Em audiência nesta quarta-feira (18) com a promotora Berenice Andrade, foi informado que nas demais agências do banco, os caixas rebaixados serão instalados a partir do próximo dia 23, conforme o Pregão 010/2012. Sinais sonoros também serão implantados em todas as unidades, porém se encontram em processo de licitação. As demais adaptações solicitadas serão atendidas pelo Pregão 16/2012.
As obras foram tomadas como exemplo, a agência Campo do Brito, do centro, que já consta com o caixa rebaixado. As instalações terão a participação da presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), Maria Ubiraci Mendonça. Segundo representantes do Banese, todas as suas unidades possuem salas de auto-atendimento adaptadas às pessoas com deficiência, pisos táteis, banheiros adaptados, atendimento preferencial de acordo com a Legislação e vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos nos estacionamentos das agências que o possuem.
No prazo de 30 dias, o Banese deverá apresentar ao Ministério Público o cronograma das adequações a serem efetuadas de forma complementar as instalações existentes na rede.


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental