“Barão do Crack” é preso pela Polícia Federal de Sergipe
Na casa dele em Xexéu (PE) havia um pequeno laboratório de refino Cotidiano 22/05/2012 20h00 |Por Sílvio Oliveira
A Polícia Federal de Sergipe prendeu na manhã desta segunda-feira (21) João Eduardo Monteiro (36), conhecido como “Barão do Crack”. O anúncio foi feito pelo delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF/SE, Daniel Horta Alves, em coletiva ocorrida na tarde desta terça-feira (22), na Superintendência da Polícia Federal em Aracaju (SE).
João Eduardo Monteiro já vem sendo investigado desde 2010 e foi preso na residência dele, no município de Xexéu (PE), não esboçando nenhuma reação. Ele é considerado um dos traficantes que mais distribui crack em Sergipe e em outros estados do Nordeste. Na hora da prisão, não foi encontrada droga na casa do traficante. Foram apreendidas várias bexigas para o transporte da droga, produtos químicos para o refino, dois computadores e a caderneta com vultosa quantia da movimentação do tráfico.
A Polícia Federal agora investiga se o “Barão do Crack” tem participação em outros crimes nos estados nordestinos e se Eduardo Monteiro é conhecido por outros nomes. Também está investigando as anotações da caderneta do traficante, como forma de elucidar possíveis ramificações do tráfico.
Conforme o delegado Daniel Horta, as investigações começaram em dezembro de 2009, quando policiais apreenderam na BR 101, na altura de Malhada dos Bois (SE), cerca de 9kg de crack escondidos em um microondas (foto principal). O aparelho tinha sido despachado como carga de um ônibus interestadual proveniente de São Paulo. “Ainda não sabíamos que era ele. Começamos a investigar quem era o proprietário da droga”, disse.
Em abril de 2010, novamente a Polícia Federal apreendeu 12 kg da droga no município de Japaratuba. O crack estava sendo transportando em bexigas no interior do tanque de combustível de um veículo Fiesta, que fora despachado em São Paulo em um caminhão cegonha.
Concluída as investigações, o tráfico da droga incorreu sobre Eduardo Monteiro. O juiz da Comarca de Japaratuba (SE), Rinaldo Salvindo do Nascimento, expediu um mandato de prisão temporária em face das suspeitas.
João Eduardo foi preso por policiais federais de Sergipe e encaminhado para a Delegacia Plantonista em Aracaju (SE), sendo indiciado em dois inquéritos policias pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e permanece à disposição da justiça de Sergipe. “Ele estava em casa, não reagiu. Na casa dele foram encontrados bexigas e produtos de refinamento da droga básica em pasta. O importante também foi a apreensão da caderneta, contendo anotações e valores”, explicou o delegado Daniel Horta.
Horta ainda informou que as investigações continuam e deve haver pessoas em Sergipe que podem estar distribuindo a droga proveniente do tráfico do “Barão do Crack”. “Com a prisão dele pode haver mais coisas por ai”, previu.


Doença é causada pelo parasita Schistosoma mansoni e ocorre quando a pessoa entra em contato com água doce contaminada

Ponto denunciado pela população será autuado por operar sem licença e pelas infrações ambientais

Prisão foi realizada no bairro Eduardo Gomes

Edital de seleção e credenciamento de consultoria especializada ad hoc para análise técnico-científica tem validade de 24 meses

Confira os números alternativos. Falha técnica foi identificada na operadora Oi