Estado flagra local de criação e abate clandestino de aves em Itaporanga
Ponto denunciado pela população será autuado por operar sem licença e pelas infrações ambientais Cotidiano | Por Agência Sergipe 15/09/2025 12h51 |A equipe de fiscalização da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) atendeu a mais uma denúncia da população, desta vez, no município de Itaporanga d’Ajuda. A informação passada apontava para a existência de uma granja operando sem o devido licenciamento ambiental, além do descarte irregular de lixo e restos de animais. Cerca de 70 aves para o abate foram encontradas na propriedade.
Ao chegar no local, os fiscais da Adema constataram a existência de dois galpões, ambos com estrutura destinada à criação de aves. Próximo a eles foi encontrado um local onde as aves eram abatidas de forma irregular, para posterior comercialização, com estrutura para depenagem e transporte. No local, também havia a presença de sangue e o descarte inadequado a céu aberto de efluentes líquidos (sangue e água de lavagem), causando mau cheiro, moscas, ratos e urubus nas redondezas.
De acordo com a fiscal da Adema, Camila Dantas, a ausência da licença ambiental implica diretamente na paralisação imediata das atividades do empreendimento. “Encontramos um local de criação e abate operando clandestinamente. A partir disso, adotaremos as medidas administrativas pertinentes. O responsável pelo estabelecimento será notificado para se regularizar e autuado pelas infrações ambientais cometidas, que incluem diversas irregularidades além da operação sem o licenciamento”, disse.
Como denunciar
Todo cidadão pode e deve contribuir para o combate a infrações e crimes ambientais. A Adema tem um canal exclusivo para facilitar o envio de denúncias. Por meio do e-mail denuncia@adema.se.gov.br é possível denunciar casos de descarte irregular de resíduos sólidos e efluentes, tráfico ou criação ilegal de animais silvestres, desmatamento, queimadas, poluição, empreendimentos não licenciados, dentre outras infrações ambientais. As denúncias também podem ser feitas presencialmente na sede da Adema, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo telefone (79) 3198-7152.





