Bonde do Frevo destaca desafios e alegrias de tocar no Carnaval sergipano | F5 News - Sergipe Atualizado

Alegria
Bonde do Frevo destaca desafios e alegrias de tocar no Carnaval sergipano
Representante da banda fala sobre a receptividade do público e os desafios do frevo no estado
Cotidiano | Por Gabriel Ribeiro 04/03/2025 17h00 |


Nesta terça-feira de Carnaval, a Orquestra Bonde do Frevo celebra mais um ano levando alegria e tradição às ruas de Sergipe. Em conversa com o F5 News, Fabrício Rangel, caixista e representante da banda, compartilhou sua visão sobre o espaço do frevo no estado, os desafios da profissão e o que o público pode esperar do grupo.

A orquestra surgiu em 2015, com a ideia de formar uma versão reduzida, mas de alta qualidade, de uma banda tradicional de frevo. “A princípio, o nome não tinha sido definido, tivemos várias sugestões, mas escolhemos Bonde do Frevo por sugestão do amigo e ex-surdista da orquestra, Everaldo (Zé Preá)”, conta Fabrício.

Este ano, o público pôde curtir um repertório eclético, misturando frevo, marchinhas, axé, sambas, MPB e até brega. “O importante é fazer o povo dançar e se divertir”, afirma. No entanto, manter o ritmo intenso das apresentações é um desafio. “Fazer dois ou mais eventos por dia, com a mesma energia, é cansativo. Mas a maior alegria é ver o público delirar e voltar no tempo ao ouvir músicas que marcaram momentos especiais de suas vidas”, explica.

Sobre a receptividade ao frevo no estado, Fabrício avalia que, apesar de o ritmo ser apreciado pelos sergipanos, ele ainda não está enraizado na cultura local. “O público gosta, mas não está habituado a ouvir. Sofremos uma influência maior da música baiana”, comenta.

Esse fator reflete no reconhecimento do frevo no cenário musical sergipano. “O ritmo ainda é pouco valorizado, e os cachês dos músicos ficaram estagnados. Criar uma associação ou algo parecido seria um bom começo para fortalecer essa tradição”, sugere.

Entre os momentos mais marcantes da banda durante o Carnaval, Fabrício destaca apresentações no NAMMUS Beach, na Praia da Costa, e no Colégio Salesiano. “Foram lugares onde o público curtiu de verdade cada momento. Temos muitas histórias engraçadas ao longo dos anos”, brinca.

Mesmo com desafios, o Bonde do Frevo afirma seguir firme, garantindo que o frevo continue ecoando pelos carnavais de Sergipe. Afinal, como bem diz a tradição pernambucana que inspira a banda: frevo é alegria, e alegria não pode parar!

Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais/Reprodução
16/09/2025  16h19 Micro-ônibus tomba na BR-101 em Rosário do Catete e deixa cinco feridos
CBMSE/Reprodução
16/09/2025  15h11 Princípio de incêndio em posto de combustível mobiliza bombeiros com câmeras térmicas
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
16/09/2025  14h35 Deputado Ícaro de Valmir segue internado em hospital de Aracaju
Divulgação
16/09/2025  14h17 OAB/SE promove I Fórum das Cidades Sergipanas
 Pixabay/Ilustrativo
16/09/2025  14h17 Covid: estudo revela caso de homem que ficou 776 dias com a doença

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado