Brava Gente Brasileira é tema de desfile cívico-militar
Evento levará para avenida civis, militares e movimentos sociais Cotidiano 06/09/2012 14h30 |Por Sílvio Oliveira
“Brava Gente Brasileira” é o tema do desfile cívico-militar que comemorará os 190 anos da Independência do Brasil, amanhã, 7, em Aracaju (SE). O tradicional desfile acontecerá a partir das 8h, na avenida Barão de Maruim, Centro da cidade, com participação dos destacamentos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju e Colégio Militar de Sergipe, seguido dos desfiles comunitários e estudantis, esse último composto por escolas das redes pública e privada.
Segundo o chefe do Cerimonial da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Almir Garcez, oito carros temáticos irão mostrar as alegorias relacionadas ao tema deste ano. Haverá a representação alegórica da cultura do país, distribuída em diversas etnias, crenças e religiões.
"Acho que essa representatividade é uma herança que Sergipe tem dos desfiles temáticos do Sete de Setembro, que vêm mostrando na avenida uma maneira de contar a história de uma forma mais lúdica e que todos possam entender", disse Garcez.
Os carros vão abordar temas como drogas, cultura nordestina, diversidade, a fauna brasileira, além de trazer para a avenida as questões da acessibilidade de deficientes físicos, entre outros assuntos.
Programação
O evento começará com as representações militares das Forças Armadas. Representando a rede estadual de ensino, desfilarão na avenida segmentos dos colégios situados na grande Aracaju, a corporação musical do Colégio Estadual Milton Dortas, de Simão Dias, a Banda de Música Integrada da Seed e 18 escolas estaduais.
Encerrando o desfile oficial, se apresentarão os pelotões dos representantes do Departamento de Educação Física e Diretoria de Educação de Aracaju.
Ao final, em ritmo de protesto, acontecerá o 18º Grito dos Excluídos, realizado pelo Conselho Nacional do Laicato na Arquidiocese de Aracaju (Conal), pela Igreja Católica e por grupos sociais, como o Movimento dos Sem Terra e o Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese).
O Grito será em torno da importância da Ficha Limpa, do debate da Conferência Rio + 20, em defesa dos direitos humanos, à justiça social e ambiental, além de denunciar a exploração do capital e o uso do orçamento público para o pagamento de juros, os problemas na saúde pública, a violência e as drogas.
Foto: Seed


A iniciativa integra o projeto de ampliação de funcionamento em um sábado por mês

Material que reúne orientações práticas de prevenção e segurança

Uma liga acadêmica formada por alunos e professores de diversas áreas da saúde busca desfazer preconceitos e promover discussões científicas e sociais sobre a planta

Será um dia com muitas nuvens e com temperaturas entre 25°C e 26°C

Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya