Cartórios devem mais de R$ 10 milhões ao Município de Aracaju
Através de Inquérito Civil Público, Ministério Público apura casos Cotidiano 02/10/2012 15h22 |A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária, capitaneada pelo promotor de Justiça Renê Erba, apurou, através do Inquérito Civil Público nº 81.12.01.0004, que os cartórios extrajudiciais de Aracaju devem mais de R$ 10 milhões ao Município de Aracaju.
De acordo com Renê, a discussão a respeito do pagamento ou não desses tributos, já foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que não atendeu a Ação proposta pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil – ANOREG/BR e determinou o pagamento da dívida tributária – Ação Direta de Inconstitucionalidade – Adin. Nº 3. 089-2-DF.
Os cartórios extrajudiciais são responsáveis por registros e transferências de imóveis, registros de nascimentos, certidões de casamento e óbitos e autenticação de documentos, em troca de taxas cobradas ao cidadão pela utilização de tais serviços.”A dívida deverá ser paga, já que, de acordo com a Lei Federal nº 8.935/94, dentre as obrigações atribuídas aos cartórios que prestam serviço público, está a de pagar regularmente os tributos devidos”, informou o Promotor de Justiça.
Do MPE


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo