Catraca alta começa a ser testada no transporte coletivo de Aracaju
Medida busca aumentar a segurança dos passageiros e reduzir invasões e assaltos Cotidiano | Por F5 News 04/02/2025 15h19 |A partir desta terça-feira (4), começa a fase de testes do novo modelo de catraca alta nos ônibus do transporte coletivo de Aracaju e da Região Metropolitana. A informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).
A apresentação oficial do equipamento aconteceu no estacionamento do Teatro Tobias Barreto, com avaliação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O novo modelo foi desenvolvido após estudos para garantir maior segurança e mobilidade dos passageiros, buscando uma melhor adaptação às necessidades do transporte público.
A instalação da catraca alta foi determinada pelo Órgão Gestor (SMTT) em 2023, principalmente em linhas que registravam altos índices de pulos de catraca e arrastões. A medida foi adotada após reivindicações de motoristas e passageiros, que relataram insegurança no transporte coletivo.
Segundo o Setransp, nas linhas onde a catraca alta foi implantada, houve uma redução de quase 100% nas ocorrências de invasões e assaltos. Além disso, a entidade reforça que pular a catraca é crime e impacta diretamente no cálculo tarifário, onerando os usuários que pagam regularmente a passagem.
Além da mudança no equipamento, o setor tem intensificado a orientação aos motoristas sobre a importância da assistência contínua aos passageiros, especialmente diante de alterações no sistema de transporte.





