Chesf anuncia a redução da vazão em Xingó em dezembro e janeiro
Além de Xingó, haverá redução em Sobradinho, na Bahia Cotidiano 09/12/2024 10h21 |Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) anunciou na última sexta-feira (6) que, conforme comunicado do Operador Nacional do Sistema (ONS), haverá a redução nos meses de dezembro e janeiro na vazão das usinas hidrelétricas de Sobradinho, na Bahia, e em Xingó, em Sergipe.
A usina de Sobradinho praticará vazão de saída de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) de média mensal no mês de dezembro, e 1.050 m³/s em janeiro de 2025. A Usina de Xingó terá vazão média mensal de 1.080 m³/s em dezembro, e 900 m³/s em janeiro.
A vazão de saída média diária em Sobradinho encontra-se em 800 m³/s, enquanto Xingó pratica a faixa de 1.600 m³/s, a fim de seguir a curva de volume de espera estabelecida para o Reservatório de Itaparica.
De acordo com a Chesf, a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN.
As alterações de vazão continuarão sendo comunicadas através de mensagem SMS. A Chesf informa que, para receber os comunicados, basta enviar SMS com a palavra RIO para o número 27569, caso queira receber informações relativas à UHE Xingó, e com a palavra SOBRADINHO, caso queira receber informações relativas à UHE Sobradinho.
Com informações da Chesf.





