Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Alagamentos triplicam e risco de colapso estrutural dispara em meio à clima instável Cotidiano | Por F5 News 03/05/2024 17h41 |No mês de abril, Aracaju registrou um volume de chuvas que ultrapassou a média histórica para o período. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), foram acumulados 402 milímetros (mm) de chuva, superando a média histórica de 193 mm para todo o mês. Essa marca também foi superior aos registros dos últimos três anos, que variaram entre 202 mm e 243 mm, todos acima da média.
Essas chuvas intensas resultaram em um aumento nas ocorrências reportadas à Semdec, com um total de 165 registros no mês de abril, representando um aumento de 91,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Destacam-se os casos de alagamentos, que triplicaram em relação ao ano anterior, e as ocorrências relacionadas à avaliação de riscos de colapso estrutural, que aumentaram em 1,5 vezes.
A análise das ocorrências revela que quase metade delas foram relacionadas à avaliação de risco estrutural. Além disso, foram emitidos cinco alertas para chuvas fortes, o mesmo número registrado no ano anterior, porém, com um maior número de ocorrências.
Entre os bairros mais afetados, destacam-se Santa Maria, Cidade Nova, Porto Dantas, 18 do Forte, Industrial e Santos Dumont, que concentraram o maior número de solicitações à Defesa Civil.
Quanto às previsões para o mês de maio, historicamente o mais chuvoso na região, espera-se um volume considerável de precipitações, informou a Semdec. Nas últimas 24 horas, foram registrados 66 mm de chuva, com previsão de acumulado de até 72 mm até o meio-dia desta sexta-feira (3).





