Com nova tecnologia, ônibus de Aracaju já atuam com biometria facial | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte público
Com nova tecnologia, ônibus de Aracaju já atuam com biometria facial
Para quem utiliza os cartões de gratuidade, a biometria facial validará na hora
Cotidiano 06/07/2023 08h35 |


No começo do mês de junho, foi anunciado que o Setor de Transporte Público Coletivo teria um aliado para dar mais celeridade ao serviço de mobilidade: a biometria facial. Essa nova tecnologia para quem utiliza as Gratuidades como Escolar, Idosos, Pessoas com Deficiência ou servidores públicos (Policiais, Correios e outros), retira a utilidade do finger (reconhecimento pelo dedo) e já faz a autenticação pelo rosto do passageiro na hora da validação. 

Prático e rápido, a biometria facial também é uma aliada para garantir o direito daqueles que realmente têm direito, evitando as fraudes. A biometria lê e identifica o usuário titular do cartão. Os novos equipamentos passaram por testes durante o mês de maio e já conseguiram identificar, infelizmente, em 30 dias 200 casos de fraudes no uso do cartão de estudante. 

A biometria facial é um avanço tecnológico para gerar mais praticidade e assegurar o direito à gratuidade. Não é necessário recadastramento, basta passar pela catraca que o sistema reconhece a partir da imagem capturada se é usuário daquela gratuidade. Para melhor adaptar os usuários a biometria facial, como foi informado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em junho, a partir deste mês de julho, os usuários do cartão Mais Aracaju Escolar estarão recebendo mensagens de alerta nos casos de utilização irregular. Vamos entender os procedimentos da fase de adaptação:

1 – Se uma pessoa usar o cartão Mais Aracaju Escolar de outro usuário, a biometria facial identificará que a imagem captada difere da pessoa cuja foto foi registrada no momento do cadastro do benefício. 

2 – Nessa fase de adaptação, o cartão NÃO é bloqueado de imediato, nem tampouco os créditos adquiridos no caso do cartão Escolar. 

3 – Contudo, uma mensagem será enviada ao canal de contato do usuário informando sobre o prazo de sete dias para o comparecimento à Sede da Aracajucard, localizada no CEAC da Rua do Turista, onde o mesmo será advertido quanto a ocorrência, com a assinatura de um termo de responsabilidade para uso intransferível. 

4 – Caso o usuário não atenda a solicitação comparecendo à Aracajucard, posteriormente aos sete dias, no caso dos estudantes, conforme mensagem de alerta enviada, a compra de créditos estará bloqueada, sendo inclusive informada por aviso nos canais de aquisição de recargas (aplicativo, CEAC). 

5 – A fase de adaptação ainda não envolve procedimentos para as gratuidades totais.  

Fonte: Setransp

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Redes Sociais
23/10/2025 09h44 SSP investiga câmera oculta em banheiro do Instituto de Identificação de Pirambu
Igor Matias
23/10/2025 09h27 Governo de Sergipe divulga funcionamento dos órgãos na segunda-feira (27)
SSP
23/10/2025 08h46 Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Campo do Brito
Freepik
23/10/2025 07h25 MPSE debate com Comitê Estadual estratégias para prevenir gravidez precoce
BPRv
23/10/2025 07h06 Colisão frontal deixa dois feridos na SE-270, entre Colônia 13 e Sobrado

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado