Conheça o aracajuano que trocou seu aniversário por festas para crianças
As festas de Natal beneficiaram mais de 350 crianças de três bairros de Aracaju Cotidiano | Por Gabriel Ribeiro 25/12/2023 13h00 |Em um gesto inspirador, Jeferson Souza, um aracajuano de 29 anos, decidiu abrir mão de sua festa de aniversário este ano para realizar um Natal solidário, beneficiando mais de 350 crianças carentes em comunidades dos bairros Agamenon, Bugio e Lamarão, na capital sergipana.
A iniciativa virou realidade no ano passado, com um Natal solidário no bairro Lamarão, e ganhou amplitude neste ano, cobrindo mais duas localidades e se estendendo até o período do aniversário de Jeferson em dezembro. O resultado foi uma celebração solidária, onde a generosidade, de acordo com ele, se traduziu em sorrisos e gratidão.
"Ano passado eu realizei o Natal solidário e deu muito certo. Todavia, fizemos apenas uma edição no bairro Lamarão. Este ano eu queria estender para outros bairros, e como meu aniversário é em dezembro, idealizei transformá-lo em um Aniversário Solidário e comemorar nos bairros em que decidi realizar as edições", disse Jeferson ao F5 News.
Segundo ele, o impacto dessa iniciativa solidária foi expressivo nas comunidades envolvidas. "É um clima de alegria muito grande, os meninos têm se divertido muito. Ver o brilho nos olhos, o sorriso no rosto de cada um é muito gratificante", completa.
Desafios financeiros foram enfrentados na organização dos eventos, mas com a ajuda de todos, a barreira foi superada. "Sabemos que nossos eventos tinham uma estrutura muito grande, eram brinquedos para crianças, comida, lanches, levamos também maquiadoras profissionais para as mamães, precisávamos de toldos, locutor e diversos itens que exigiam um custo financeiro muito alto. Mas, com a ajuda de todos, conseguimos êxito e vencemos essa barreira", lembra Jeferson, que é funcionário público e formado em Direito.
Ao fazer arrecadação de fundos, Jeferson optou por pedir contribuições via Pix em vez de presentes tradicionais. "Quem optasse por doar presentes, doava. Quem optasse por doar cesta básica, doava, como foi o caso de alguns. Mas pessoas entraram em contato perguntando se podiam doar em dinheiro e nós, da organização do evento, compraríamos o que estivesse necessitando. Nós acatamos mais uma opção de doação e acrescentamos o Pix", explicou ao portal.
Quanto à expansão da iniciativa para outras áreas, Jeferson tem planos ainda mais grandiosos. No ano passado foi apenas uma edição. Este ano foram expandidas para três edições em comunidades diferentes. O intuito é a gente crescer ao ponto de contemplarmos toda a cidade", antecipou ao F5 News.
"A experiência que tivemos nesses últimos dias é memorável. Acredito que a maior de todas é ver o brilho nos olhos de todos que vão ao evento e a felicidade estampada no rosto de cada um", disse ao portal.
O movimento transformador dessas ações conquista adeptos e anima Jeferson. "As pessoas têm nos procurado para parabenizar pela grandiosidade dos eventos e com o intuito de contribuir para a realização dos mesmos. Se todos nós nos mobilizarmos, podemos atingir a vida de milhares de crianças".





