Consórcio do transporte público coletivo da Grande Aracaju é instalado
Consórcio é formado pelos quatro municípios da Grande Aracaju e Governo de Sergipe Cotidiano | Por F5 News 13/11/2023 15h35 |Foi instalado nesta segunda-feira (13), o consórcio metropolitano do transporte público coletivo da Grande Aracaju. A reunião entre os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros) ocorreu na sede da Prefeitura da capital.
Na ocasião, os gestores promoveram a assembleia inaugural da autarquia. O consórcio criará uma entidade pública que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada ente na gestão do serviço.
A administração do consórcio será de competência da Prefeitura de Aracaju, por ser a capital e a mais populosa entre as quatro cidades. O superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, preside a Diretoria Executiva.
De acordo com a Prefeitura da capital, será publicado em breve o edital para a licitação do transporte coletivo.
Uma nova reunião entre os gestores está marcada para o próximo dia 22, quando serão oficializadas as propostas para a melhoria do transporte público na região.
As discussões para a instalação do consórcio foram iniciadas em 2018. Em agosto deste ano, a Justiça sergipana determinou que a Prefeitura de Aracaju realize o processo de licitação para concessão do serviço de transporte público da região metropolitana.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, avaliou positivamente a criação do consórcio. “Essa é uma grande vitória. Estamos instalando, oficialmente, o consórcio do transporte coletivo da Grande Aracaju e, a partir dele, tomaremos medidas muito importantes que trarão resultados para o presente e futuro do transporte coletivo das nossas cidades”, afirmou o gestor.
“O governador Fábio Mitidieri e os demais prefeitos das cidades da Grande Aracaju também terão participação efetiva. Nossa ideia é já na próxima reunião apresentar resultados imediatos, com base nas discussões em torno da primeira parte do estudo, que foi realizado a partir da consultoria com a ANTP, e do relatório completo que será apresentado e debatido neste segundo encontro”, complementou Edvaldo.
Para o governador Fábio Mitidieri, a instalação do consórcio terá o objetivo de buscar soluções para problemas que são sentidos pelos usuários. "Já iniciamos os trabalhos com deliberações importantes. Temos um sistema sucateado, uma passagem defasada, que não sustenta o sistema, mas que pesa no bolso do usuário, e o que nós buscaremos são as alternativas e soluções para essas problemáticas”, afirmou.
Com informações da Agência Aracaju





