Covid pode estar ligada ao aumento do risco de Alzheimer, diz estudo
Pesquisa indica que pessoas que tiveram Covid-19 correm maior risco de ter alta de biomarcadores ligados ao Alzheimer Cotidiano | Por Metrópoles 08/02/2025 08h00 |As infecções pelo coronavírus podem acelerar processos biológicos associados ao desenvolvimento do Alzheimer, especialmente em pessoas que enfrentaram casos graves de Covid-19 ou que tinham outros fatores de risco pré-existentes para o declínio cognitivo.
A conexão entre os impactos da doença respiratória e o declínio cognitivo foi revelada em um estudo de pesquisadores do Imperial College London, publicado na revista Nature Medicine em 30 de janeiro.
Acúmulo de beta-amiloide e riscos
A investigação encontrou uma possível ligação entre o histórico de Covid-19 e o aumento de biomarcadores no sangue ligados à presença de proteínas amiloides defeituosas, uma das causas do Alzheimer.
Os efeitos observados foram comparáveis a quatro anos de envelhecimento, com impactos mais significativos em pacientes que foram hospitalizados por Covid-19 grave ou com fatores de risco para demência, como tabagismo e hipertensão.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.





