Cuidados para evitar queimaduras devem ser redobrados nesta temporada
Lesões e queimaduras pode deixar sequelas por toda vida Cotidiano 07/06/2012 07h28 |Por Sílvio Oliveira
A temporada de festejos juninos chegou e junto com ela vem o hábito do consumo de alimentos aquecidos, de soltar fogos, das brincadeiras no entorno das fogueiras. Nessa temporada do ano, os cuidados devem ser redobrados, até porque, em um descuido o risco de lesões e queimaduras pode deixar sequelas por toda vida.
Para se ter uma ideia, no final do mês de maio, dois casos de queimaduras por fogos de artifícios foram registrados na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju. As crianças tiveram lesões graves provocadas por queimaduras, mas já receberam alta.
Por conta desses registros e com o intuito de alertar à população sobre os riscos de acender fogueiras com produtos líquidos inflamáveis, de cozinhar alimentos em fogueiras e, principalmente, o risco de crianças soltar fogos, o cirurgião-plástico Bruno Sintra alerta que os pais não devem deixar as crianças brincarem com esses artefatos. “O alerta é não soltar fogos. Quem mexe com fogo, vai se queimar. Caso os pais queiram dar, que fique atento e próximo”, considerou.
Raio x
Em Sergipe, 40% das queimaduras ocorrem em crianças, com maior incidência na faixa etária de zero a dois anos. Os principais agentes causadores continuam sendo os liquidos superaquecidos, as substâncias inflamáveis, corrente elétrica, substâncias químicas, agentes biológicos (água-viva, caravela) ou fogos de artifício explosivos e não explosivos.
Como prevenir
Não prepare alimentos quentes com a criança nos braços ou no colo; manter as crianças longe da cozinha, principalmente na hora do preparo das refeições; não deixar ao alcance das crianças substâncias inflamáveis utilizadas para limpeza no lar, como o álcool; não dar fogos de artifício às crianças, principalmente do tipo explosivo. Além das queimaduras, eles causam lesões graves nas mãos; não deixar fios e tomadas descobertas porque podem causar lesões graves nas mãos e bocas das crianças; não expor a criança ao sol por muito tempo, principalmente entre 10h e 15h.
O que não deve fazer diante de uma pessoa queimada
Nunca colocar sobre a área queimada alimentos como leite, manteiga, óleo de comida, cebola, clara de ovo, etc; nunca aplicar pomadas sobre a área queimada sem orientação médica; não tentar tratar o paciente sem ter o conhecimento médico científico necessário para a cura da lesão.
A dica mais importante é sempre consultar um especialista e, caso ocorra algum problema, levar para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho, Unidade de Tratamento de Queimaduras e Unidade de Trauma, situado na avenida Tancredo Neves s/n - Aracaju – SE, telefone: (079) 3216-2858.
Foto: SES


Temperaturas variam entre 23°C e 29°C; umidade pode chegar a 90%

Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju

Acidente ocorreu nesta segunda-feira (15) após desprendimento do veículo durante guincho; não houve feridos, apenas danos materiais

Formulário online do projeto Sergipe Participativo ficará disponível até novembro para colher percepções sobre economia, sociedade e cultura nos municípios

Metro cúbico passou a custar, em média, R$ 0,43; condomínios destacam economia, segurança e valorização dos imóveis com o serviço canalizado