Distribuição de água é retomada com conclusão do reparo na Adutora do São Francisco
Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju Cotidiano | Por F5 News 15/09/2025 18h22 |Os serviços de recuperação do segundo trecho da Adutora do São Francisco, no município de Capela, foram concluídos no final da tarde desta segunda-feira (15). A intervenção foi realizada após rompimentos registrados desde a última sexta-feira (12). Com a conclusão, o fornecimento de água será restabelecido gradualmente pela concessionária Iguá Sergipe, já que as bombas precisam ser ligadas de forma progressiva até que a rede alcance pressão adequada.
Durante o período de desabastecimento, o Governo do Estado e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informaram que adotaram medidas emergenciais. A adutora alternativa de 1.000 milímetros foi acionada para permitir o desvio parcial da água, e 82 caminhões-pipa foram disponibilizados para abastecer hospitais, unidades de saúde, escolas, creches, abrigos, delegacias e unidades de segurança.
A solução técnica aplicada pelas equipes incluiu a soldagem da estrutura rompida, a instalação de vigas de sustentação em pontos estratégicos e a cobertura da tubulação com colchão de terra, substituindo o trecho aéreo. O procedimento buscou aumentar a estabilidade e reduzir riscos de novas rupturas.
A adutora, com 1.200 milímetros de diâmetro, sofreu a primeira ruptura na sexta-feira (12), após o desabamento da estrutura de concreto que sustentava a tubulação. No domingo (14), houve um novo rompimento, registrado pouco depois da liberação parcial do sistema.
O problema impactou cerca de 210 mil residências em Aracaju, 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros. As ações de reparo foram acompanhadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crises, responsável pela coordenação dos trabalhos.





