Culinária sergipana: pratos típicos conquistam turistas
Cotidiano 16/03/2012 13h48 |Por Mirella Mattos
Entre tantas belezas naturais e pontos turísticos, Aracaju possui uma característica que também marca seus visitantes e moradores: a culinária. Para alguns, talvez, os nomes possam soar estranhos e pouco atrativos, mas mesmo assim os pratos tipicamente sergipanos agradam até os paladares mais exigentes. É o que garante Zé Américo (foto), proprietário de um estabelecimento no mercado municipal . “Os pratos mais típicos, a exemplo da rabada light com arribacão, pirão de jabá e sarrabulho, são os mais pedidos”, detalha.
Para os leigos, Zé Américo explica pacientemente a constituição de cada um desses pratos. “O arribacão é feijão de corda cozido com bastante tempero; depois, você refoga com arroz. Geralmente é bastante pedido junto com frango a passarinho, carne do sol ou carneiro. O pirão de jabá é feito com batata, charque, arroz e não leva farinha. Já o sarrabulho leva língua de boi, fígado de boi, coração de boi, papada de porco e calabresa”, explica.
O grande número de turistas não causa estranhamento a Zé Américo. Segundo ele, durante esse período, uma parcela considerável da clientela é constituída por pessoas de outros estados, a exemplo de Bahia, Ceará e São Paulo, pondo em evidência o sucesso da cozinha sergipana. “Eu recebo muita gente de fora aqui. Até Ana Maria Braga já gravou aqui comigo”, orgulha-se.
A turista cearense Elaine Teles diz que sempre que está em Aracaju acaba fazendo uma visita ao restaurante de Zé Américo em busca de novos sabores. ““Estou aqui há uma semana e posso dizer que adoro a comida daqui. Sempre que estou aqui, inclusive, meu caminho é sempre em direção ao mercado público para provar novos pratos”, diz.


Ovos cozidos perfeitos exigem a técnica certa — e um dos truques tem a ver com a adição de sal na água. Confira detalhes

Duas mulheres são presas no Santos Dumont suspeitas de tráfico e posse ilegal de munições

Crime ocorreu durante festa em Monte Alegre; vítima foi hospitalizada em Aracaju

Evento é uma das principais feiras agropecuárias do estado de Sergipe

Interrupção temporária ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro em alguns postos de Aracaju, Socorro e São Cristóvão