Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva moderada para as próximas 48h
O aviso se baseia na previsão do ClimAju e no monitoramento de informações oficiais Cotidiano | Por Agência Aracaju 20/06/2023 10h00 |A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, no final da tarde desta segunda-feira (19), um alerta para possibilidade de chuva moderada nas próximas 48 horas. A mensagem foi encaminhada aos mais de 55 mil telefones cadastrados no Serviço de Alerta por SMS 40199 , com o objetivo de manter à população, principalmente nas áreas de risco, com atenção redobrada.
O aviso se baseia na previsão meteorológica do sistema ClimAju, assim como no monitoramento de informações oficiais atualizadas pelos institutos especializados. Dessa forma, a equipe mantém atenção às demandas que possam surgir e reforçam o monitoramento preventivo na capital.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a Prefeitura de Aracaju atua constantemente na execução de ações preventivas contra efeitos das chuvas. "Atuamos de maneira integrada com os demais órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, para realizar ações que ampliem a capacidade de resiliência da capital em ocasião de chuvas. Também mantemos equipes de prontidão para proporcionar rápido atendimento à população, diante das demandas possam ocorrer", frisou.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, as previsões indicam possibilidade de intensificação da chuva nos períodos da tarde e noite da terça-feira, dia 20. "Em áreas de encosta é importante ficar atento à inclinação de árvores e postes, pois podem ser sinais de risco de deslizamento de terra. Em situações de alagamento, é importante não transitar sobre locais onde não seja possível visualizar o chão. Também há a perspectiva de ventos fortes, por isso ressaltamos que a população não deve ser abrigar debaixo de árvores", pontuou.
Caso seja identificada situação de anormalidade relacionada à chuva, a população deve ligar para o serviço emergencial 199, da Defesa Civil, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
