Defesa Civil realiza “Operação Pipa” em Carira
Cotidiano 10/04/2012 14h45 |Por Adriana Meneses
O município de Carira, localizado no sertão sergipano e distante 112 km da capital, formalizou no último dia (2) estado de emergência por conta da estiagem. Na região e em outros municípios vizinhos, a falta de chuva está sendo considerada como uma das mais graves dos dois últimos anos e, por conta disso, a Coordenadoria Especial de Defesa Civil do Estado iniciou nesse sábado (5) a “Operação Pipa”, que disponibilizará por meio de carros-pipas água para a população que vem sofrendo com a seca.
De acordo com o representante da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes (foto), seis caminhões participam da operação de abastecimento nas comunidades, fiscalizados não só pelo órgão, mas também por um líder comunitário voluntário que estará com a posse dos tickets que servem para comprovar a efetuação da entrega da água. “Escolhemos um líder e depositamos a água em uma só cisterna, onde dali será distribuída para toda comunidade conforme o número de pessoas por família e suas necessidades”, explicou.
Ainda de acordo com Mendes, serão distribuídas 691 cargas de água, com volume de 4.837m³. Cada habitante do município terá direito, de acordo com normas internacionais, a 20 litros de água por dia. “São aproximadamente oito mil pessoas atendidas, em 27 povoados, todas com direito ao consumo de 20 litros de água diariamente, por isso é importante o bom senso no quesito desperdício”, finalizou.


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental